NATIVOS E MIGRANTES DIGITAIS O DOMÍNIO TECNOLÓGICO NA FORMAÇÃO DAS GERAÇÕES FUTURAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, José Carlos Guimarães-
Autor(es): dc.contributor.authorde Campos, Redjane Laura Guimarães-
Autor(es): dc.contributor.authorde Campos, Adilson Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorPeres, Maria Amelia dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Hilton Giovani-
Autor(es): dc.contributor.authordo Nascimento, Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira, Hellyegenes-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Eryck Dieb-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Alexsander Pippus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-19T17:59:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-19T17:59:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/408-
identificador: dc.identifier.otherNATIVOS E MIGRANTES DIGITAIS O DOMÍNIO TECNOLÓGICO NA FORMAÇÃO DAS GERAÇÕES FUTURASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743168-
Resumo: dc.description.abstractA contemporânea tecnologia da informação impõe a reformulação das rotinas escolares voltadas a otimização da performance discente, docente e institucional e, concomitantemente, a elaboração e alinhamento de estratégias pedagógicas e curriculares moldadas às plataformas Web 3.0, que possibilitam interações virtuais coletivas síncronas e assíncronas e o emprego de ferramentas cognitivas como, por exemplo, as inteligências artificiais generativas. Tal cenário revela-se natural à geração contemporânea de discentes, dita nativa digital, enquanto pode obstar as relações, interações, currículos e desempenho didático pedagógico da geração de docentes que lhe antecede, esta migrante digital. Este estudo se propõe a investigar a forma como as tecnologias estão sendo aplicadas nas instituições de ensino e quais são suas contribuições pedagógica e curriculares. Como suporte para a revisão bibliográfica e construção teórica deste estudo, utilizou-se Google Acadêmico, Biblioteca Digital e Periódicos da Universitários. Adicionalmente, outras bases de dados, livros, monografias e artigos de periódicos online também foram explorados. Por fim, este artigo fundamente a urgência dos atores educacionais dominarem as novas tecnologias que irrompem nos espaços de ensino, considerando que diversas atividades antes realizadas em modalidades não-virtuais passam a ocorrer em ambientes digitais, habitat nativo das gerações futuras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, Docência, Tecnologia da Informação, Novas tecnologias, Novas metodologiaspt_BR
Título: dc.titleNATIVOS E MIGRANTES DIGITAIS O DOMÍNIO TECNOLÓGICO NA FORMAÇÃO DAS GERAÇÕES FUTURASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons