A Organização do Currículo na Educação Infantil com Base na BNCC

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Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, José Carlos Guimaraes-
Autor(es): dc.contributor.authorGontijo, Fabrícia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Jadilson Marinho-
Autor(es): dc.contributor.authorde Paula, Wellington Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorPiazzi, Larissa Cândido-
Autor(es): dc.contributor.authorChagas, Leandro Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Carlos Danillo Claudino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-19T17:49:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-19T17:49:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/421-
identificador: dc.identifier.otherA Organização do Currículo na Educação Infantil com Base na BNCCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743167-
Resumo: dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) é um documento essencial para orientar o processo educacional no Brasil, proporcionando diretrizes para a organização do currículo na etapa inicial da educação. Neste artigo abordaremos a importância da BNCC na estruturação do currículo na Educação Infantil, destacando sua metodologia de aplicação e os resultados esperados para o desenvolvimento integral das crianças. Para isso utilizamos a metodologia de estudos documentais, análise de legislações educacionais e revisão bibliográfica de pesquisas relacionadas ao tema. A partir da coleta e sistematização de dados, buscou-se destacar os princípios e objetivos da BNCC, suas diretrizes pedagógicas e sua contribuição para a estruturação curricular nessa etapa da educação. Como resultados identificamos que no desenvolvimento integral das crianças, a BNCC visa promover um desenvolvimento holístico das crianças, contemplando aspectos cognitivos, socioemocionais, físicos e culturais; a proposta de um currículo com base nessas diretrizes, busca-se garantir que todas as crianças tenham oportunidades de aprendizagem significativas e adequadas ao seu estágio de desenvolvimento mais flexível e contextualizado, reconhecendo a importância de considerar as particularidades de cada contexto escolar, valorizando a diversidade cultural e regional; a garantia de direitos e equidade, onde essa legislação estabelece os direitos de aprendizagem que todas as crianças têm na educação infantil, independentemente de sua origem, condição social ou necessidades específicas. Ao organizar o currículo com base nesses direitos, busca-se promover a equidade educacional e combater as desigualdades, e o brincar como princípio pedagógico, cuja norma reconhece o brincar como uma forma de expressão, aprendizado e desenvolvimento infantil. Ao organizar o currículo com base nesse princípio, valoriza-se o papel do brincar no processo educativo, proporcionando momentos lúdicos e criativos para as crianças.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBNCC, Educação Infantil, Currículo, Desenvolvimento Integral, Brincarpt_BR
Título: dc.titleA Organização do Currículo na Educação Infantil com Base na BNCCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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