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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Junior, José Carlos Guimaraes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gontijo, Fabrícia Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Jadilson Marinho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Paula, Wellington Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Piazzi, Larissa Cândido | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chagas, Leandro Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Carlos Danillo Claudino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-19T17:49:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-19T17:49:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/421 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A Organização do Currículo na Educação Infantil com Base na BNCC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743167 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) é um documento essencial para orientar o processo educacional no Brasil, proporcionando diretrizes para a organização do currículo na etapa inicial da educação. Neste artigo abordaremos a importância da BNCC na estruturação do currículo na Educação Infantil, destacando sua metodologia de aplicação e os resultados esperados para o desenvolvimento integral das crianças. Para isso utilizamos a metodologia de estudos documentais, análise de legislações educacionais e revisão bibliográfica de pesquisas relacionadas ao tema. A partir da coleta e sistematização de dados, buscou-se destacar os princípios e objetivos da BNCC, suas diretrizes pedagógicas e sua contribuição para a estruturação curricular nessa etapa da educação. Como resultados identificamos que no desenvolvimento integral das crianças, a BNCC visa promover um desenvolvimento holístico das crianças, contemplando aspectos cognitivos, socioemocionais, físicos e culturais; a proposta de um currículo com base nessas diretrizes, busca-se garantir que todas as crianças tenham oportunidades de aprendizagem significativas e adequadas ao seu estágio de desenvolvimento mais flexível e contextualizado, reconhecendo a importância de considerar as particularidades de cada contexto escolar, valorizando a diversidade cultural e regional; a garantia de direitos e equidade, onde essa legislação estabelece os direitos de aprendizagem que todas as crianças têm na educação infantil, independentemente de sua origem, condição social ou necessidades específicas. Ao organizar o currículo com base nesses direitos, busca-se promover a equidade educacional e combater as desigualdades, e o brincar como princípio pedagógico, cuja norma reconhece o brincar como uma forma de expressão, aprendizado e desenvolvimento infantil. Ao organizar o currículo com base nesse princípio, valoriza-se o papel do brincar no processo educativo, proporcionando momentos lúdicos e criativos para as crianças. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC, Educação Infantil, Currículo, Desenvolvimento Integral, Brincar | pt_BR |
| Título: dc.title | A Organização do Currículo na Educação Infantil com Base na BNCC | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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