Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Leomar Campelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedrosa, Eliane Maria Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-19T11:05:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-19T11:05:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional – Costa e Pedrosa. 2024 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743156 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este E-book intitulado “A avaliação da aprendizagem para a emancipação: uma construção possível na Educação Profissional e Tecnológica” nasceu das inquietações investigativas no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), como um dos desdobramentos da dissertação “AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IEMA” As discussões realizadas com professores (as) e alunos (as) do IEMA, Unidade Plena Viana, foram fundamentais para a elaboração deste produto. Seu ponto de partida foi uma pesquisa desenvolvida junto a uma equipe de professores(as) e alunos(as) do Curso Técnico em Finanças do IEMA, no município vianense. É uma obra dedicada aos que, de forma efetiva, contribuíram com o processo que lhe deu origem, e, de forma geral, a todos e todas que na busca de construir uma prática docente, com esteio no princípio anformação humana integral dos estudantes, buscam e lutam permanentemente por uma melhor qualificação profissional. Este E-book condensa, de forma sintética e objetiva, discussões sobre a avaliação da aprendizagem e, em especial, a respeito da avaliação na Educação Profissional e Tecnológica-EPT. É um material que se encontra organizado em seções curtas que podem ser exploradas de forma articulada ou independente, possibilitando aos professores(as) leituras sintéticas sobre os assuntos, que podem ser aprofundas a partir de outras leituras sugeridas no material. Assim, a primeira seção busca definir o conceito de Avaliar, com a finalidade de evidenciar o real sentido da avaliação na prática pedagógica. A segunda seção aborda A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Já a terceira, AVALIAR PARA EMANCIPAR, traz uma reflexão sobre a avaliação como emancipação do sujeito. A última seção trata sobre A VALORIZAÇÃO DO ERRO NA PRÁTICA AVALIATIVA. Por fim, desejamos a todos uma excelente leitura e que as discussões iniciadas nas próximas páginas possam ser ampliadas e possam revigorar a prática pedagógica do ensinar e do avaliar, em especial, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Título: dc.title | A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA A EMANCIPAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional – Costa e Pedrosa. 2024.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743156/2/Produto educacional – Costa e Pedrosa. 2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons