A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA A EMANCIPAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Leomar Campelo-
Autor(es): dc.contributor.authorPedrosa, Eliane Maria Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-19T11:05:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-19T11:05:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional – Costa e Pedrosa. 2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743156-
Resumo: dc.description.abstractEste E-book intitulado “A avaliação da aprendizagem para a emancipação: uma construção possível na Educação Profissional e Tecnológica” nasceu das inquietações investigativas no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), como um dos desdobramentos da dissertação “AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IEMA” As discussões realizadas com professores (as) e alunos (as) do IEMA, Unidade Plena Viana, foram fundamentais para a elaboração deste produto. Seu ponto de partida foi uma pesquisa desenvolvida junto a uma equipe de professores(as) e alunos(as) do Curso Técnico em Finanças do IEMA, no município vianense. É uma obra dedicada aos que, de forma efetiva, contribuíram com o processo que lhe deu origem, e, de forma geral, a todos e todas que na busca de construir uma prática docente, com esteio no princípio anformação humana integral dos estudantes, buscam e lutam permanentemente por uma melhor qualificação profissional. Este E-book condensa, de forma sintética e objetiva, discussões sobre a avaliação da aprendizagem e, em especial, a respeito da avaliação na Educação Profissional e Tecnológica-EPT. É um material que se encontra organizado em seções curtas que podem ser exploradas de forma articulada ou independente, possibilitando aos professores(as) leituras sintéticas sobre os assuntos, que podem ser aprofundas a partir de outras leituras sugeridas no material. Assim, a primeira seção busca definir o conceito de Avaliar, com a finalidade de evidenciar o real sentido da avaliação na prática pedagógica. A segunda seção aborda A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Já a terceira, AVALIAR PARA EMANCIPAR, traz uma reflexão sobre a avaliação como emancipação do sujeito. A última seção trata sobre A VALORIZAÇÃO DO ERRO NA PRÁTICA AVALIATIVA. Por fim, desejamos a todos uma excelente leitura e que as discussões iniciadas nas próximas páginas possam ser ampliadas e possam revigorar a prática pedagógica do ensinar e do avaliar, em especial, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Título: dc.titleA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA A EMANCIPAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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