Minds at work: pensando para além das letras de músicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTOMAZELLI, Ana Lúcia-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marimar da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-19T00:12:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-19T00:12:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-18-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743154-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional emergiu de uma pesquisa vinculada à dissertação de mestrado intitulada "Letras de música como instrumento pedagógico nas aulas de inglês para formação crítica de estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFSC/Campus Florianópolis", desenvolvido para o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo do produto educacional foi promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes participantes, por meio da utilização de letras de músicas em inglês como instrumento pedagógico. A implementação do produto, uma sequência didática estruturada na didática da pedagogia histórico-crítica, gerou dados por meio de questionários, pré- e pós-intervenção, e das produções dos participantes, que foram interpretados à luz do construto teórico que a embasou. A análise dos dados indicou que os estudantes evoluíram em sua capacidade de análise crítica de questões sociais, como pressões sociais, diversidade cultural, desigualdade e justiça, após a intervenção, validando o modelo didático-pedagógico usado para a criação da sequência didática. Entretanto, ressaltamos a necessidade de replicação deste produto para outros contextos e participantes, visando corroborar ou refutar os resultados aqui obtidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent134 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleMinds at work: pensando para além das letras de músicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons