CONSELHO DE CLASSE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: a compreensão dos docentes e da equipe pedagógica, na perspectiva da formação integral

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Autor(es): dc.contributorProfEPT - IFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBAMBINETTI, Andréia Matilde Bottamedi-
Autor(es): dc.contributor.authorALBERTO, Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-18T19:56:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-18T19:56:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-18-
identificador: dc.identifier.otherCONSELHO DE CLASSE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A COMPREENSÃO DOS DOCENTES E DA EQUIPE PEDAGÓGICA, NUMA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL (Dissertação)pt_BR
identificador: dc.identifier.otherOFICINA CONSELHO DE CLASSE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743138-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau, inserida na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” e no macroprojeto 6, denominado “Organização de espaços pedagógicos na EPT”. O objetivo central do estudo foi analisar a visão dos docentes e da equipe pedagógica do Campus Brusque do Instituto Federal Catarinense sobre a função do Conselho de Classe do Ensino Médio Integrado, a fim de elaborar um produto educacional que, a partir da reflexão teórico prática, fomentasse a discussão coletiva acerca da organização e prática do Conselho de Classe. Na primeira seção do artigo, apresentamos um breve histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, resgatando autores como Moura (2010), Schenkel (2012), Egre e Amorim (2016), Neves e Pronko (2008), Vieira e Souza (2016), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Na sequência, abordamos o Conselho de Classe e a avaliação da aprendizagem. Realizamos a análise de documentos legais da Educação Nacional e do Instituto Federal Catarinense. A leitura e o exame minucioso desses documentos permitiu compreender sua relação com os referenciais teóricos de autores como Luckesi (2000), Dalben (2004), Suhr (2022), Moraes, Stella e Teruya (2011) e a reflexão sobre uma concepção de Conselho de Classe, numa perspectiva de formação integral. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, cuja abordagem é qualitativa. De acordo com os objetivos pode ser classificada como sendo exploratória e, quanto aos procedimentos técnicos caracterizada como pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados e interpretados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Esta análise mostra que os profissionais que participam do Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, do IFC Campus Brusque, possuem clareza sobre a concepção de formação integral, porém, na prática profissional, têm dificuldades em atender ao previsto e idealizado nos documentos oficiais e nos referenciais bibliográficos. A fragilidade em lidar com a autocrítica e as reflexões sobre o próprio fazer é oculta e necessita de um movimento institucional no sentido de (re)construir uma consciência crítica e uma responsabilidade coletiva sobre o processo ensino-aprendizagem e do Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado (EMI), numa perspectiva de formação integral, que considere todas as partes envolvidas. Esta pesquisa, por sua vez, traz uma compreensão de Conselho de Classe enquanto órgão colegiado envolvido em várias ações que contribuem para a melhoria da aprendizagem. Ainda, quando inserido no Instituto Federal Catarinense, instituição de Educação Profissional e Tecnológica, funda-se na concepção de formação integral e, tendo como foco de pesquisa o Ensino Médio Integrado do IFC Campus Brusque, buscou colaborar com a prática desse órgão - Conselho de Classe - numa perspectiva deste enquanto processo e não somente como momento de julgamento dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConselho de Classe;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado.pt_BR
Título: dc.titleCONSELHO DE CLASSE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: a compreensão dos docentes e da equipe pedagógica, na perspectiva da formação integralpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memóriaspt_BR
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