
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | RODRÍGUEZ, ANA VANESSA CAMACHO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DAVID, LUZ ELENA TABARES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-19T21:23:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-19T21:23:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743132 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Los lenguajes artísticos, como mediación cognitiva para el desarrollo de la conciencia fonológica, centra su estudio en la neuropedagogía en la reflexión sobre el conocimiento y funcionamiento del cerebro, en la estimulación de las conexiones neuronales que intervienen en la optimización de los procesos del lenguaje en función de la conciencia fonológica, como habilidad metalingüística para reconocer y usar los sonidos en el lenguaje hablado, en la sensibilización de la conciencia silábica; conciencia léxica y conciencia fonémica; como campos rectores mediados por la música, la danza, la plástica, el teatro, y la literatura infantil, para potenciar los procesos de lectura, en niños de 4 años. Dentro de la alineación entre las mediaciones neuropedagogía, los lenguajes artísticos y conciencia fonológica se involucra asimismo procesos multisensoriales y multidimensionales, relacionados con la identificación y el reconocimiento de los sonidos en su lenguaje hablado y cantado. Por la naturaleza y complejidad del fenómeno objeto de estudio, el enfoque metodológico es cualitativo, con paradigma critico social, y el método de investigación participante, con instrumentos que posibiliten la observación, autoreflexión y participación a través de entrevistas semiestructuradas a miembros del contexto; la muestra está determinada por 38 niños matriculados con 4 años de edad del Jardín infantil Aprendamos del barrio Lipaya, en la zona suroeste de Barranquilla. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuropedagogía | pt_BR |
| Título: dc.title | LENGUAJES ARTÍSTICOS MEDIACIONES NEUROPEDAGOGICAS PARA EL DESARROLLO DE LA CONCIENCIA FONOLÓGICA EN NIÑOS DE 4 AÑOS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: