“SEU LIMITE É O CÉU”: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE EGRESSAS NEGRAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS SERRINHA

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUCIENE MALAQUIAS DOS SANTOS, DAVI SILVA DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-15T20:02:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-15T20:02:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.other“SEU LIMITE É O CÉU”: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE EGRESSAS NEGRAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS SERRINHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743046-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo, vinculado à linha de Pesquisa Organização Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem a seguinte inquietação inicial: Como as egressas negras interpretam as categorias de gênero, etnia e raça na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no IF Baiano Campus Serrinha? Os objetivos desse estudo são registrar, interpretativamente, as categorias de gênero, etnia e raça, a partir de narrativas (auto)biográficas de experiências e vivências das mulheres negras egressas na Educação Profissional Técnico de Nível Médio (EPTNM), no IF Baiano Campus Serrinha, bem como realizar entrevistas compreensivas com as egressas negras no intuito de possibilitar a construção das suas (auto)biografias, e, ao mesmo tempo, compreender como egressas negras refletem na (EPTNM) as categorias de gênero, etnia e raça, por meio das suas narrativas e, logo, construir, de maneira colaborativa, o Caderno de Inspirações, com vista à discussão sobre as categorias gênero, etnia e Raça. Apoiamos o enfoque metodológico entrelaçado nos pressupostos advindos das bases lógicas da fenomenologia. Para tanto, foi utulizado como método para a coleta de dados a técnica da entrevista compreensiva, para a construção destas narrativas de vida, com a intenção de ampliar a compreensão do fenômeno como parte da experiência no vivido das participantes da pesquisa. O grupo de participantes é composto de nove egressas negras do Território do Sisal que passaram na EPTNM nos cursos Técnico Ensino Médio Agroecologia, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e AdultosPROEJA, Agroindústria e subsequente Agropecuária nos anos de 2016-2022. A interpretação das narrativas foi realizada através da redução eidética. Os principais achados apontam para uma reflexão sobre o lugar social de fala desta mulheres negras, a partir da construção das narrativas nas experiências e vivências na EPTNM, ao ponto de compreender como estes corpos pretos viam e sentiam as questões de gênero, etnia e raça durante a sua formação na Educação Profissional. Desponta com igual relevância na realização da pesquisa foi o diferencial manifestado pelas egressas negras nas questões direcionadas, sobretudo, ao gênero e a raça na EPTNM e as suas contribuições durante a sua formação no reconhecimento e na valorização do legado constituído historicamente pelos seus antepassados como fonte imprescindível no fortalecimento do seu pertencimento identitário de luta e resistência no Território do Sisal. No refencial teórico, foram abordadas as seguintes categorias: gênero, etnia, raça, trabalho, mulheridade, educação profissional, narrativas de vida, feminismo negro, dentro outras. Neste percurso, intentamos acolher as vozes marcantes de outras mulheres negras do Território que refletem a relação entre gênero, etnia e raça na Educação Profissional e foram incorporadas intencionalmente na pesquisa. Assim, os resultados encontrados dos registros das informações colhidas por meio destas narrativas negras durante o percurso constitutivo da pesquisa traçaremos colaborativamente o Produto Educacional Caderno de Inspirações para o Ensino: Narrativas (Auto)biográficas: Mulheridade Negras na Educação Profissional . Aliados com os procedimentos metodológicos desta pesquisa, esperamos suscitar espaços dialógicos no âmbito do processo formativo educacional de mulheres negras, pautados nas dimensões supracitadas, e provocar reflexões sobre a importância de estabelecer integrações das referências presentes na diversidade cultural brasileira, na prática pedagógica da EPT.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional. Egressas Negras. Ensino. Narrativaspt_BR
Título: dc.title“SEU LIMITE É O CÉU”: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE EGRESSAS NEGRAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS SERRINHApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
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