Tecnologia Assistiva na Educação Promoção de uma Cultura de Inclusão nas Escolas Públicas Brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDutra, Markelen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-15T18:52:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-15T18:52:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/429-
identificador: dc.identifier.otherTecnologia Assistiva na Educação Promoção de uma Cultura de Inclusão nas Escolas Públicas Brasileiraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743043-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo tem como proposição uma análise contemporânea acerca da Tecnologia Assistiva na Educação e a sua relação direta com a promoção de uma cultura de inclusão no contexto escolar. Os caminhos metodológicos percorridos foram os da análise de revisão bibliográfica; análise do fato social contemporâneo e também, com entrevistas com especialistas que atuam em projetos de inovação e tecnologia assistiva. Buscou-se trazer à baila uma contextualização do fato social relativo ao contexto escolar brasileiro sobre o uso e aplicação de Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas públicas brasileiras, bem como analisar dados e informações do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) que através do censo analisa o contexto social das pessoas com deficiência altas habilidades/superdotação e singularidades. Nesse afã, o artigo discorre através de análises acadêmicas de modo a tentar compreender alguns paradoxos que se instalam na convergência de informações. Através da uma perspectiva acadêmica, as investigações foram dos conceitos mais elementares acerca da Tecnologia Assistiva, bem como trouxe à baila questões de ordem social, pedagógica e também apresenta a tecnologia denominada Colibri, que se apresenta como uma alternativa para romper com obstáculos existentes para uma inclusão digital e social de pessoas com deficiência no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia assistiva, inclusão escolar, educação especial, inclusão socialpt_BR
Título: dc.titleTecnologia Assistiva na Educação Promoção de uma Cultura de Inclusão nas Escolas Públicas Brasileiraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons