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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cristiane Grava Gomes, Dariel de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-14T17:20:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-14T17:20:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática: (GUIA DIDÁTICO final) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática é para o ensino de Ciências, conteúdo do ciclo da água, ao 5º ano do Ensino Fundamental Inicial, com alunos entre 10 e 11 anos. Há um total de 8 aulas, cada uma com seu plano individual no formato de fichas simples, com o objetivo de facilitar o uso e o desenvolvimento das atividades a serem desenvolvidas na sala de aula comum pelo professor polivalente com algum conhecimento de informática e robótica educacional. A aplicação da sequência didática necessita das seguintes mediações do professor: mobilização do aluno, avaliação dos conhecimentos prévios, atividades de raciocínio computacional desplugadas, acompanhamento na montagem do terrário, atividade na sala de informática para configuração e programação do sensor e avaliação final. O terrário é feito com uma caixa de vidro para aquário de 2L, em que se adiciona terra vegetal, areia, pedras, humos e plantas próprias para vivência específica neste tipo de ambiente, como musgo, mini espada de São Jorge, peperômia, planta mosaico, dentre outras. Dentro do terrário há seu próprio microclima, pois por estar fechado, a luz solar atravessa o vidro e aquece o ar, o solo e as plantas da mesma maneira que a luz do sol aquece a superfície da Terra. O vidro retém um pouco do calor, assim como faz a atmosfera da Terra. Dessa forma, os alunos poderão observar o ciclo de a água acontecer e, para tanto, é importante o vidro estar bem vedado para garantir a preservação da umidade. O guia do aluno é um convite para a construção, com o passo a passo para a construção do terrário. Cita materiais necessários, modo de fazer, dicas e manutenção. Possui links e QR Codes de vídeos e sites, um incentivo para a exploração não só em sala de aula, mas em qualquer outro espaço para aprendizagem e compartilhamento do conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | Sequência didática: (6,84 MB); | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ciclo da água; robótica educacional; pensamento computacional; ensino de ciências; construcionismo; | pt_BR |
Título: dc.title | ECOBOT Terrário Inteligente com sensor de umidade: sequência didática para o ensino do ciclo da água | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Tecnológica (EF inicial e final) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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