Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Melo, Cícero Ridalro Gonçalo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Melo, Djane Gomes Gonçalo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Melo, Bruna Freitas Ricarte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalo, Francisco Renan Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-13T19:46:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-13T19:46:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/432 | - |
identificador: dc.identifier.other | A ADAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS E O PROCEDIMENTO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema “a adaptação de instrumentos tecnológicos e o procedimento avaliativo na educação inclusiva”, tendo em vista inúmeras inquietações a respeito do verbo infinitivo avaliar. O objetivo deste artigo é reconhecer e aplicar diferentes metodologias que incremente políticas de inclusão para que possibilite a aprendizagem do estudante com autismo na escola regular de ensino. Considera-se que na avaliação é fundamental reconhecer a dessemelhança das habilidades de cada alunos, utilizando nesse procedimento abordagens inclusivas com investidas adaptativas para garantir uma aprendizagem justa e significativa. Os fundamentos da abordagem têm caráter qualitativa, onde os principais procedimentos utilizados foram coleta de dados, entrevistas, relatórios e observações, na abordagem do acompanhamento e evolução envolvendo a estudante de 1º ano do ensino médio: Maria Isadora Gonçalo de Melo, acompanhada da professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado) Bruna Freitas Ricarte de Melo titular do colégio estadual Plácido Aderaldo Castelo no município de Caririaçu estado do Ceará. Acrescenta-se também os valiosos depoimentos da segunda entrevistada: A cuidadora Regina Felix Roque Valentim. Os resultados apurados mostraram que o estudante com TEA (Transtorno do Espectro Autista), apresentam dificuldades e vagarosidade na aprendizagem, no caso específico da aluna em estudo, apresenta também baixa visão, onde aumenta os desafios. Todavia, é importante confiar nos recursos didáticos e compreender que a metodologia de ensino é vasta e flexível, aumentando assim a qualidade no ensino. Outros recursos tecnológicos que merecem destaque: TA (Tecnologia Assistiva), as TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação), Plataforma 123 autismo dentre outras, que sem dúvida proporciona qualidade no ensino, autonomia e independência no desenvolvimento do educando. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação inclusiva, metodologia tecnológica, avaliativa | pt_BR |
Título: dc.title | A ADAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS E O PROCEDIMENTO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons