Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, CELINA PEREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOCATELLI, ALINE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PÉREZ, CARLOS ARIEL SAMUDIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-13T18:13:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-13T18:13:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742951 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional, trata-se de Sequência Didática (SD) vinculada a uma dissertação de mestrado intitulada "Potencialidades de uma sequência didática à luz da aprendizagem significativa para ensino da primeira Lei de Mendel", desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, dentro do Projeto de Cooperação entre Instituições – PCI, entre a Universidade de Passo Fundo e a Faculdade Católica de Rondônia. É dedicado, especialmente, aos professores de Ciências do ensino fundamental, quando aborda o ensino e a introdução à genética, e os cruzamentos e resultados obtidos pelo monge Gregor Mendel, contemplando principalmente os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A estrutura da SD desdobra-se ao longo de cinco encontros, totalizando 10 horas de intervenção, com a principal intenção de auxiliar os professores no desenvolvimento de momentos de aprendizagem bem organizados para os alunos do 9° ano. Este caderno sugere uma ação educacional para os professores de Ciências, permitindo-lhes fundamentar os saberes da Primeira Lei de Mendel e estabelecer uma aplicabilidade que conecte a teoria com a prática. Dessa maneira, esta SD proporciona aos professores de Ciências uma jornada envolvente e prática, integrando a teoria genética com a matemática. Ou seja, a ordenação do produto educacional estabelece uma conexão interdisciplinar entre a teoria genética e a matemática, oferecendo uma aprendizagem prática em um contexto tangível e relevante. Ademais, a SD foi aplicada junto aos estudantes do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no interior de Rondônia – RO e ao mesmo tempo verificou-se a indícios de uma aprendizagem com significado, que pode lhe trazer reflexões e exemplos a ser integrados nos seus planejamentos escolares. Ao disponibilizar este produto educacional objetiva-se é democratizar o acesso ao material, tornando-o livremente disponível e gratuito para educadores e demais interessados, promovendo amplo acesso e facilitando a utilização em diferentes contextos educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 908 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos finais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PRIMEIRA LEI DE MENDEL PARA O 9° ANO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 907,63 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742951/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons