SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PRIMEIRA LEI DE MENDEL PARA O 9° ANO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, CELINA PEREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorLOCATELLI, ALINE-
Autor(es): dc.contributor.authorPÉREZ, CARLOS ARIEL SAMUDIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-13T18:13:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-13T18:13:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-16-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742951-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional, trata-se de Sequência Didática (SD) vinculada a uma dissertação de mestrado intitulada "Potencialidades de uma sequência didática à luz da aprendizagem significativa para ensino da primeira Lei de Mendel", desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, dentro do Projeto de Cooperação entre Instituições – PCI, entre a Universidade de Passo Fundo e a Faculdade Católica de Rondônia. É dedicado, especialmente, aos professores de Ciências do ensino fundamental, quando aborda o ensino e a introdução à genética, e os cruzamentos e resultados obtidos pelo monge Gregor Mendel, contemplando principalmente os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A estrutura da SD desdobra-se ao longo de cinco encontros, totalizando 10 horas de intervenção, com a principal intenção de auxiliar os professores no desenvolvimento de momentos de aprendizagem bem organizados para os alunos do 9° ano. Este caderno sugere uma ação educacional para os professores de Ciências, permitindo-lhes fundamentar os saberes da Primeira Lei de Mendel e estabelecer uma aplicabilidade que conecte a teoria com a prática. Dessa maneira, esta SD proporciona aos professores de Ciências uma jornada envolvente e prática, integrando a teoria genética com a matemática. Ou seja, a ordenação do produto educacional estabelece uma conexão interdisciplinar entre a teoria genética e a matemática, oferecendo uma aprendizagem prática em um contexto tangível e relevante. Ademais, a SD foi aplicada junto aos estudantes do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no interior de Rondônia – RO e ao mesmo tempo verificou-se a indícios de uma aprendizagem com significado, que pode lhe trazer reflexões e exemplos a ser integrados nos seus planejamentos escolares. Ao disponibilizar este produto educacional objetiva-se é democratizar o acesso ao material, tornando-o livremente disponível e gratuito para educadores e demais interessados, promovendo amplo acesso e facilitando a utilização em diferentes contextos educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent908 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos finaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGenéticapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: PRIMEIRA LEI DE MENDEL PARA O 9° ANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons