PLANTAS MEDICINAIS NO COMBATE ÀS ARBOVIROSES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, RICHARD SUÁREZ-
Autor(es): dc.contributor.authorLOCATELLI, ALINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-13T13:36:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-13T13:36:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742947-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é vinculado a uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade de Passo Fundo/RS - intitulada “As contribuições das Plantas Medicinais no Ensino de Biologia: uma sequência didática para EJA”, de autoria de Richard Suárez Lopes sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli. O produto educacional trata-se de uma sequência didática, dado que é um instrumento que não facilita somente a organização das atividades propostas, mas também a aplicação delas. Este produto educacional está estruturado na perspectiva em Três Momentos Pedagógicos (3MP), uma metodologia que relaciona o conhecimento adquirido com sua vivência cotidiana. Destinado aos professores de Biologia, o presente produto educacional visa permitir a abordagem de conceitos de Biologia, a saber: natureza do vírus e as doenças que eles causam como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya, ciclo biológico do Aedes aegypti e o tema contextualizador meio ambiente e sustentabilidade. Estruturada na premissa dos 3MP a sequência didática toma as plantas medicinais como suporte de contextualização e contendo dez períodos totalizando dez horas de aplicação. As plantas medicinais foram selecionadas no que condiz a possibilidades de abordagens dos conceitos de Biologia mencionados anteriormente, bem como alinhamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, a sequência didática apresenta as seguintes plantas medicinais ao longo de sua estruturação: Jatobá (Hymenaea courbaril L.), Copaíba (Copaifera sp.), Mastruz (Chenopodium ambrosides L.) e Quina-Quina (Chomelia paniculata Bartl. ex DC.) Steyerm). Salienta-se que elas foram selecionadas de acordo com alguns estudos etnobotânico, principalmente o pesquisador Barros (2020), foram identificadas várias espécies de plantas de importância socioeconômica, cultural e ambiental no município de Guajará-Mirim/RO, lugar de muita biodiversidade e cidade de atuação do professor pesquisador. Dentro nas linhas da BNCC esta sequência didática tem como objetivo abordar conceitos de Biologia por meio das plantas medicinais a partir das concepções que os estudantes possuem acerca do conhecimento cotidiano, com o intuito de instigar esses sujeitos a uma reflexão e possível conscientização e hábitos concernentes a saúde pública fora e dentro da escola. Dentre os conhecimentos científicos das plantas medicinais, ao correlacionar o conhecimento científico com os conhecimentos que os estudantes já possuem, o professor contribuirá para que o aluno perceba que a Ciência está presente no seu cotidiano de forma atraente e por meio desse entendimento desenvolver pensamento crítico e investigativo. Por isso, a abordagem sistemática dessa temática é de fundamental importância para a formação do estudante como cidadão crítico e autônomo. Com o objetivo de aplicação da metodologia dos 3MP, apresentou-se uma problemática cotidiana de vivência dos estudantes, um fato que fizesse sentido em sua vida. Utilizando atividades como textos, vídeos, questões, pesquisas na internet um passo para organização do conhecimento, tendo importante roda de conversa proporcionando rupturas do senso comum com os conhecimentos científicos. A presente sequência didática foi aplicada juntos aos alunos do sistema modular de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na disciplina de Biologia, sendo possível socializar todos os conceitos científicos apropriados no percurso de cada momento e obteve-se resultados exitosos. Ressalta-se, caso o professor tenha maior interesse nos resultados da SD, podem ser encontrados no corpo da dissertação disponível na plataforma do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade de Passo Fundo/RS. O produto educacional é gratuito e de livre acesso e espera-se que este material didático sirva de motivação e que outros professores utilizem e/ou adaptem, conforme a realidade em que desenvolve seu trabalho de docência.-
Tamanho: dc.format.extent3773 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos Tradicionais-
Título: dc.titlePLANTAS MEDICINAIS NO COMBATE ÀS ARBOVIROSES-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional-
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