CONECTANDO SABERES: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE RAZÕES E PROPORÇÕES NA ANÁLISE DA ENERGIA DOS ALIMENTOS NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorCarreira, Francieli Regina Franco-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-12T20:24:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-12T20:24:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742943-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional, na forma de uma sequência didática, está associado à dissertação de mestrado “RAZÕES E PROPORÇÕES À MESA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A QUANTIDADE DE ENERGIA FORNECIDA PELOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO” de autoria de Francieli Regina Franco Carreira, sob orientação da professora Dra. Aline Locatelli. Este produto educacional consiste em uma sequência didática sobre razão e proporção, fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP): Problematização Inicial, Organização de conhecimento e Aplicação do conhecimento. O foco é a interdisciplinaridade entre Matemática e Química, explorando a relação entre alimentação e energia no Ensino Médio e visa promover uma compreensão abrangente do tema. Nesse material são disponibilizados aspectos vinculados a sequência didática elaborada e aplicada com uma turma de 2° ano do ensino médio em uma escola pública estadual do interior de Rondônia/RO. A sequência didática foi dividida em cinco encontros, totalizando 10 períodos de 48 minutos cada. O objetivo principal desse material é subsidiar as ações pedagógicas dos professores de Matemática e Química do ensino médio, para que de forma integrada possam sensibilizar os seus estudantes quanto a escolha nutricional de alimentos mais saudáveis, e dessa forma abordar os conceitos de razão e proporção. O material é de livre acesso e utilização por professores e demais interessados, desde que devidamente referenciados. O material está disponibilizado na página do PPGECM e no portal EduCapes. O relato da aplicação desta sequência didática está descrito no texto da dissertação vinculada e algumas informações encontram-se na seção “considerações finais”.-
Tamanho: dc.format.extentxxxx-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Título: dc.titleCONECTANDO SABERES: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE RAZÕES E PROPORÇÕES NA ANÁLISE DA ENERGIA DOS ALIMENTOS NO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons