Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Maria Rosângela Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fialho, Roberto Paulo Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-12T18:14:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-12T18:14:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742940 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezados colegas de profissão, professores e professoras que ensinam matemática, este material sobre números inteiros foi elaborado para auxiliá-los nas aulas de matemática, especificamente relacionadas a este assunto. Como professores, observamos que os alunos do Ensino Fundamental apresentam muitas dificuldades nas operações com números inteiros. Diante dessa problemática, propomos uma Sequência Didática (SD) para o ensino de operações com números inteiros aos alunos do ensino fundamental. Este Produto Educacional é resultado da Dissertação de Mestrado do Programa de PósGraduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), intitulada “Ensino das Operações com Números Inteiros por meio de Atividades Experimentais”, de autoria de Barros (2023). A dissertação teve como objetivo analisar os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais no desempenho dos estudantes do 7° ano do ensino fundamental na resolução de questões envolvendo números inteiros. A Sequência Didática é composta por 15 atividades, sendo 12 de redescoberta e 3 de aprofundamento, além do pré-teste e pós-teste. No desenvolvimento da Sequência Didática, baseamo-nos no Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019, 2020), uma vez que essa metodologia se afasta do tradicionalismo, permitindo que o aluno seja o protagonista de seu processo de ensino e aprendizagem. Portanto, acreditamos que a Sequência Didática proposta neste Produto Educacional, sob as perspectivas do Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, atuará como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem das operações com números inteiros | - |
Tamanho: dc.format.extent | 919 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS | - |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARIA ROSÂNGELA SILVA BARROS Produto Educacional.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742940/1/MARIA ROSÂNGELA SILVA BARROS Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: