SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Maria Rosângela Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-12T18:14:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-12T18:14:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-12-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742940-
Resumo: dc.description.abstractPrezados colegas de profissão, professores e professoras que ensinam matemática, este material sobre números inteiros foi elaborado para auxiliá-los nas aulas de matemática, especificamente relacionadas a este assunto. Como professores, observamos que os alunos do Ensino Fundamental apresentam muitas dificuldades nas operações com números inteiros. Diante dessa problemática, propomos uma Sequência Didática (SD) para o ensino de operações com números inteiros aos alunos do ensino fundamental. Este Produto Educacional é resultado da Dissertação de Mestrado do Programa de PósGraduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), intitulada “Ensino das Operações com Números Inteiros por meio de Atividades Experimentais”, de autoria de Barros (2023). A dissertação teve como objetivo analisar os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais no desempenho dos estudantes do 7° ano do ensino fundamental na resolução de questões envolvendo números inteiros. A Sequência Didática é composta por 15 atividades, sendo 12 de redescoberta e 3 de aprofundamento, além do pré-teste e pós-teste. No desenvolvimento da Sequência Didática, baseamo-nos no Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019, 2020), uma vez que essa metodologia se afasta do tradicionalismo, permitindo que o aluno seja o protagonista de seu processo de ensino e aprendizagem. Portanto, acreditamos que a Sequência Didática proposta neste Produto Educacional, sob as perspectivas do Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, atuará como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem das operações com números inteiros-
Tamanho: dc.format.extent919-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectSEQUÊNCIA DIDÁTICA-
Palavras-chave: dc.subjectOPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS-
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais