Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Rondônia (IFRO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hibner, Marlos Tadeu Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Felzke, Lediane Fani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-12T02:53:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-12T02:53:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Otimização_do_uso_do_AVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742938 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional foi desenvolvido no e para o contexto dos cursos de formação inicial e continuada (FIC), especificamente na modalidade de Educação a Distância (EAD). No Brasil, a EAD ampliou-se ao longo do tempo. Mas somente com a LDB 1996, é que foi reconhecida oficialmente como modalidade educacional, fato que reforçou o processo de democratização da educação no país, especialmente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A EAD já vinha expandindo-se gradativamente em todos os níveis da educação. Entretanto, devido ao período pandêmico de COVID-19, o ensino presencial esteve significativamente limitado, sendo necessária sua adaptação para o formato remoto, e também, onde alguns cursos passaram a ser ofertados integralmente a distância como medida de mitigação dos impactos do distanciamento social. Diante deste contexto, docentes e estudantes tiveram que adaptar-se do modelo presencial para o virtual, em diversos casos, de forma abrupta. Considerando-se o fato que muitos alunos e professores são pertencentes ao grupo dos imigrantes digitais, tornou-se mais evidente a necessidade do fornecimento e da disponibilidade de algum material instrucional para auxiliar no processo de formação de professores para atuarem na EAD. Assim, o produto educacional desenvolvido é composto por uma coleção/sequência de vídeos que foram construídos com o propósito de auxiliar no processo de acolhimento e ambientação ao AVA para professores formadores que atuarão em cursos FIC, a princípio, no IFRO Campus Ji-paraná, especialmente na modalidade EAD, pelo fato de se tratarem de cursos que acolhem docentes residentes em localidades e regiões diversas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.384 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Material Audiovisual – Sequência de Vídeos para a Ambientação de Professores de Cursos FIC em EAD | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Otimização_do_uso_do_AVA.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742938/1/Otimização_do_uso_do_AVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: