Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento Neta, Francisca das Chagas Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-12T18:19:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-12T18:19:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742924 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material didático foi desenvolvido como produto educacional associado à dissertação de mestrado intitulada "Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Uma abordagem com Heredogramas", de autoria de Francisca das Chagas P. N. Neta, sob a orientação da professora Dra. Aline Locatelli. O material didático está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo parte do Projeto de Cooperação entre Instituições realizado em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia. O material propõe uma sequência didática com atividades correlatas para fomentar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional por meio do estudo de heredogramas, estruturada na premissa dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Este recurso didático contempla pesquisas e literaturas relevantes, incluindo teses e dissertações acessadas através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contribuições da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), diretrizes do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O conteúdo aqui disponibilizado detalha a sequência didática desenvolvida e implementada com estudantes do nono ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual de Porto Velho/Rondônia. O principal objetivo deste material de apoio é estimular os professores de Ciências a utilizarem atividades que não apenas abordem o conteúdo científico dos heredogramas, mas que também desenvolvam as habilidades do pensamento computacional, refletindo sobre sua relevância e aplicabilidade no contexto atual. A sequência didática está estruturada em cinco encontros, totalizando dez períodos de 48 minutos cada. Ao longo dela, os educadores também encontrarão orientações para explorar o tema do albinismo de maneira integrada, promovendo a compreensão das experiências vividas por indivíduos com essa condição genética. Esse enfoque contribui para uma formação mais humanística e sensível dos alunos. O material é de livre acesso e pode ser utilizado por professores de Ciências, redes educacionais e demais interessados, desde que devidamente referenciados. Embora seja direcionado para o 9º ano do ensino fundamental, é possível adaptá-lo de acordo com a realidade e necessidades específicas. Está disponível para consulta na página do PPGECM e no portal EduCapes. A implementação e os resultados desta sequência didática foram analisados e avaliados como parte do estudo de mestrado, sendo descritos em detalhes no texto da dissertação. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 41189 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação Desplugada | - |
Título: dc.title | Integrando Pensamento Computacional e Ciências: uma Abordagem com Heredogramas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 41,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742924/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons