Integrando Pensamento Computacional e Ciências: uma Abordagem com Heredogramas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento Neta, Francisca das Chagas Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-12T18:19:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-12T18:19:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742924-
Resumo: dc.description.abstractO presente material didático foi desenvolvido como produto educacional associado à dissertação de mestrado intitulada "Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Uma abordagem com Heredogramas", de autoria de Francisca das Chagas P. N. Neta, sob a orientação da professora Dra. Aline Locatelli. O material didático está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo parte do Projeto de Cooperação entre Instituições realizado em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia. O material propõe uma sequência didática com atividades correlatas para fomentar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional por meio do estudo de heredogramas, estruturada na premissa dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Este recurso didático contempla pesquisas e literaturas relevantes, incluindo teses e dissertações acessadas através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contribuições da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), diretrizes do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O conteúdo aqui disponibilizado detalha a sequência didática desenvolvida e implementada com estudantes do nono ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual de Porto Velho/Rondônia. O principal objetivo deste material de apoio é estimular os professores de Ciências a utilizarem atividades que não apenas abordem o conteúdo científico dos heredogramas, mas que também desenvolvam as habilidades do pensamento computacional, refletindo sobre sua relevância e aplicabilidade no contexto atual. A sequência didática está estruturada em cinco encontros, totalizando dez períodos de 48 minutos cada. Ao longo dela, os educadores também encontrarão orientações para explorar o tema do albinismo de maneira integrada, promovendo a compreensão das experiências vividas por indivíduos com essa condição genética. Esse enfoque contribui para uma formação mais humanística e sensível dos alunos. O material é de livre acesso e pode ser utilizado por professores de Ciências, redes educacionais e demais interessados, desde que devidamente referenciados. Embora seja direcionado para o 9º ano do ensino fundamental, é possível adaptá-lo de acordo com a realidade e necessidades específicas. Está disponível para consulta na página do PPGECM e no portal EduCapes. A implementação e os resultados desta sequência didática foram analisados e avaliados como parte do estudo de mestrado, sendo descritos em detalhes no texto da dissertação.-
Tamanho: dc.format.extent41189 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectComputação Desplugada-
Título: dc.titleIntegrando Pensamento Computacional e Ciências: uma Abordagem com Heredogramas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons