ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, MARIA ROSÂNGELA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-12T18:09:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-12T18:09:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-12-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742923-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: como o ensino das operações com números inteiros por meio de atividades experimentais pode impactar no desenvolvimento da resolução de questões envolvendo operações com números inteiros? O objetivo foi analisar os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes do 7° ano do ensino fundamental, na resolução de questões envolvendo os números inteiros. A metodologia adotada na pesquisa foi a Engenharia Didática A experimentação foi realizada em uma turma com 32 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parauapebas-PA. As informações produzidas durante a experimentação foram sistematizadas e analisadas tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Os resultados da análise da aplicação da Sequência Didática proposta indicam que a mesma foi bem sucedida. A análise dos desempenhos de pré- e pós-testes indicou que os estudantes tiveram desempenho satisfatório evidenciando a eficácia da Sequência Didática. A análise dos os erros ocorridos após o pós-teste indicam que a falta de atenção dos estudantes ao realizar as atividades ocasionou o maior número de erros. O Teste Exato de Fisher indicou que os fatores socioeducacionais não tiveram interferência no desempenho dos estudantes, A única associação identificada no estudo foi em relação à frequência de estudos dos alunos fora da escola. Os resultados do teste de hipótese confirmaram que a Sequência Didática teve um impacto positivo no desenvolvimento dos estudantes, pois após sua aplicação os estudantes obtiveram melhor desempenho. Na avaliação realizada pelos alunos, as atividades propostas foram bem avaliadas. Com base nos resultados da pesquisa foi elaborado um produto didático na forma de uma sequência didática intitulada: Sequencia Didática para o Ensino das Operações com Números Inteiros por meio de Atividades Experimentais que foi validada experimentalmente em sala da aula e pela avaliação da banca examinadora deste trabalho e está disponível com livre acesso no endereço-
Tamanho: dc.format.extent4623-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por atividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros inteiros-
Palavras-chave: dc.subjectUso didático da calculadora-
Título: dc.titleENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais