Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSP - Câmpus Sertãozinho | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DOS SANTOS, EMERSON MELLO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte Filho, Nemésio Freitas Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-12T10:42:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-12T10:42:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de Referência | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742919 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante da dicotomia das relações entre o ensino intelectual e o ensino manual reforçando a divisão do trabalho temos a Educação Profissional que muito se tem falado que ela serve a uma classe menos favorecida, pois está vinculada ao fazer e não ao pensar. Essa triste realidade pode e deve ser alterada com a busca de uma pedagogia pautada em elementos histórico crítico que tem como apoio as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, como a educação politécnica, uma formação omnilateral, humana e integral, tendo o trabalho como princípio educacional. Contando com uma grade curricular composta por treze unidades curriculares o curso de Técnico em Segurança do Trabalho desenvolvido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) apresenta, dentre elas, uma que se destaca com o objetivo de proporcionar a interdisciplinaridade. Visando uma formação técnica e propedêutica, buscando articular as ações por meio de metodologias ativas, para que os alunos se envolvam com atividades com o objetivo de desenvolver o projeto integrador, já que o Senac adotou em suas estratégias pedagógicas a metodologia por projetos. O objetivo desse trabalho foi de desenvolver um produto educacional, no formato de podcast, composto por uma série de sete episódios, que diante das angústias dos alunos e dos professores, levantadas por meio de rodas de conversas, buscamos traduzir essas angústias em áudio, com explicações sobre os entendimentos das bases conceituais da EPT e a sua ligação com o projeto integrador, facilitando assim o entendimento das três fases do seu desenvolvimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trabalho por projeto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | podcast | pt_BR |
Título: dc.title | EPT Pod integrador | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Áudios |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: