
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, CAROLINE SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-12T04:04:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-12T04:04:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742918 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este é um livro fruto de um estudo, sob a orientação da professora doutora Adriana Dantas Reis, no qual se buscou investigar como se dá a construção da identidade de estudantes negras/os, bem como as implicações políticas, sociais e culturais em seus corpos e atitudes a partir da educação para as relações étnico-raciais e o impacto que a aplicação desses estudos tem no processo de construção de identidade de jovens negras/os estudantes e a desnaturalização dos preconceitos por parte delas. Foi adotado o Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes (CEOMG), situado em Ubaitaba, sul da Bahia, como campo de observação e estudo com estudantes do Ensino Médio dos turnos matutino e vespertino dessa escola. A metodologia usada neste trabalho se baseou em uma pesquisa qualitativa por meio da elaboração e aplicação de questionários presenciais e on-line a discentes atuais e egressas/os, professoras/es e ex-professoras/es e posterior análise das respostas aos questionários, utilizados como fontes históricas, interpretando, categorizando, descrevendo e realizando inferências a fim de atingir os objetivos propostos. Buscou-se ouvir as vozes de estudantes negras/os que têm noção da importância desta autodeclaração, por entendimento que a convicção de pertencimento racial, em uma sociedade racista e discriminatória como a nossa, dá condições de abordar de forma mais concreta as relações étnico-raciais e os seus sentimentos em relação a elas. Este estudo procurou contribuir para nova visão acerca da educação para as relações étnico-raciais, em específico das realizadas no CEOMG, e ainda para ampliar formulações teóricas nesse campo. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | ESTUDANTES NEGRAS/OS NO COLÉGIO ESTADUAL OCTACÍLIO MANOEL GOMES: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E COTIDIANO ESCOLAR (2001 – 2019) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons