POR UMA SOCIOLOGIA QUE CONTEMPLE TEMÁTICAS AMAZÔNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Rondônia (IFRO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Daniele Severo da-
Autor(es): dc.contributor.authorFelzke, Lediane Fani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-11T22:29:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-11T22:29:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-
identificador: dc.identifier.otherPor_uma_sociologia_amazônicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742917-
Resumo: dc.description.abstractNo presente trabalho fizemos uma reflexão em torno dos ementários da disciplina de Sociologia do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A pesquisa insere-se na linha “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos” e seu objetivo foi contribuir para as práticas de ensino-aprendizagem do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da compreensão da Sociologia à luz das socialidades que rodeiam os estudantes, construindo em conjunto com estes uma proposta de ensino que contemple as realidades amazônicas. Nesse sentido, o estudo procurou responder até que ponto temáticas da Amazônia são contempladas pelos ementários do curso mencionado. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e participante, envolvendo estudantes do IFRO, Campus Calama. Os resultados deste estudo apontam a necessidade de incluir referências nos planos de cursos que contribuam de forma mais direcionada aos problemas existentes na Amazônia. Os alunos participantes da pesquisa pontuaram sobre diversos conflitos sociais que caracterizam a região a partir de autoras e autores que estudam tal território, bem como conseguiram conectar seus olhares com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), colocando em práticas potencialidades desenvolvidas pela aplicabilidade dos conceitos de politecnia e omnilateralidade, na medida em que produziram materiais pedagógicos que aportaram para a elaboração de um website que contempla temáticas amazônicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent48.900 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmazôniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titlePOR UMA SOCIOLOGIA QUE CONTEMPLE TEMÁTICAS AMAZÔNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Portal