Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Rondônia (IFRO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Daniele Severo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Felzke, Lediane Fani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-11T22:29:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-11T22:29:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Por_uma_sociologia_amazônica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742917 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente trabalho fizemos uma reflexão em torno dos ementários da disciplina de Sociologia do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. A pesquisa insere-se na linha “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos” e seu objetivo foi contribuir para as práticas de ensino-aprendizagem do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da compreensão da Sociologia à luz das socialidades que rodeiam os estudantes, construindo em conjunto com estes uma proposta de ensino que contemple as realidades amazônicas. Nesse sentido, o estudo procurou responder até que ponto temáticas da Amazônia são contempladas pelos ementários do curso mencionado. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e participante, envolvendo estudantes do IFRO, Campus Calama. Os resultados deste estudo apontam a necessidade de incluir referências nos planos de cursos que contribuam de forma mais direcionada aos problemas existentes na Amazônia. Os alunos participantes da pesquisa pontuaram sobre diversos conflitos sociais que caracterizam a região a partir de autoras e autores que estudam tal território, bem como conseguiram conectar seus olhares com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), colocando em práticas potencialidades desenvolvidas pela aplicabilidade dos conceitos de politecnia e omnilateralidade, na medida em que produziram materiais pedagógicos que aportaram para a elaboração de um website que contempla temáticas amazônicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 48.900 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | POR UMA SOCIOLOGIA QUE CONTEMPLE TEMÁTICAS AMAZÔNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Por_uma_sociologia_amazônica_produto.pdf | 48,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742917/1/Por_uma_sociologia_amazônica_produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: