Sequência Didática para o Ensino de Funções Usando a Ferramenta Digital Desmos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFSC - Florianópolispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrança, Jéssica de Aguiar-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Douglas Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-11T12:07:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-11T12:07:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Didático_Jéssicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742905-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de funções na educação básica pode ser considerado um desafio pedagógico, por ser um conceito que depende de uma rede complexa de outros conceitos matemáticos, como variável, plano cartesiano e taxa de variação, bem como ser um tópico que integra diferentes subáreas da matemática. Dessa forma, esse ebook propõe uma sequência didática, utilizando a tecnologia de forma integrada, que possibilite ao aluno adquirir uma compreensão ampla e profunda de funções, sendo capaz de modelar situações-problema, interpretar funções em diferentes contextos, traduzir entre as diferentes representações de funções e materializar o conceito de funções como objeto matemático. Para incentivar o professor a utilizar novas tecnologias em sala de aula, foi desenvolvido um guia de utilização dos recursos disponibilizados pela Desmos, incluindo sua calculadora gráfica e as Atividades para sala de aula. A sequência didática proposta aqui se inicia apresentando situações problemas relacionadas ao cotidiano dos estudantes de forma a promover um entendimento do conceito de variáveis e relação funcional a partir das noções intuitivas já presentes nos estudantes. É proposto um foco maior nos aspectos qualitativos do pensamento funcional e uma ênfase ao uso simultâneo das diferentes representações de funções: verbal, gráfica, numérica e algébrica. A seguir, os alunos são levados a explorar a influência dos parâmetros nas funções de diferentes famílias de forma dinâmica e autoguiada, com o uso das ferramentas da plataforma Desmos. Os estudantes têm, ao longo das atividades, a oportunidade de desenvolver a capacidade de planejar e executar translações, transformações e limitações de domínio e imagem em funções em suas diversas representações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,2mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFunçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de funçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesmospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Ensino de Funções Usando a Ferramenta Digital Desmospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrimeiro ou Segundo ano do Ensino Médio; Primeiro ano de graduação.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons