Literaturas, Línguas e Ensinos do Mundo Ibérico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCurvelo, Heloísa Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Edimilson-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Tiago de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-11T19:31:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-11T19:31:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-11-
identificador: dc.identifier.otherLiteraturas, Línguas e Ensinos do Mundo Ibéricopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742894-
Resumo: dc.description.abstractFernando Pessoa, no alto de sua mais profunda reflexão sobre a Língua Portuguesa, teria dito que “a Língua Portuguesa é a última flor do Lácio”, tal, assertiva além de ter sido cunhada por um dos mais importantes escritores lusófonos, é o reflexo da exatidão histórica, que assevera a origem latina da língua de Luís Vaz de Camões. Há de se dizer, que desde que o rei trovador, Dom Diniz assumiu o trono português ainda no século XII e com a publicação da Obra Os Lusíadas de Camões, que a Língua Portuguesa tomou ares de idioma mundial. O que possibilitou o desenvolvimento de um vasto campo de pesquisa sobre a linguagem do povo Ibérico. Nesse pensamento, ora posto, a obra intitulado de Literaturas, Línguas e Ensinos do Mundo Ibérico, organizado pelos professores Heloísa dos Reis Curvelo, Edimilson Rodrigues e Tiago de Oliveira Ferreira, reúne textos numa abordagem que passeia pela pesquisa acadêmica propriamente dita, pautados à novela picaresca de Lazarillo de Tormes, à encenação, isto é, à literatura no palco, ao Romantismo Espanhol das leyendas de Gustavo Adolfo Bécquer, à memória, identidade, resistência e diálogos decoloniais em Perro Viejo, de Teresa Cárdenas, à Emblemática Ibérica que envolve o Palácio dos Leões, Sede do Governo em São Luís, ao Fitotopônimo Ribeirinho das Comunidades ribeirinhas do município maranhense de Itapecuru Mirim, aos jogos/gamificação no ensino de Língua Espanhola, à gamificação na inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista-TEA, às metodologias ativas e aprendizagem de Língua Espanhola. Gostaríamos que todos os textos fazem parte de um nicho de pesquisa que os autores vem desenvolvendo ao longo de suas atividades acadêmicas, tanto na graduação na pós-graduação, configurando assim, como um convite aos leitores que se deleitem, que se aventurem na leitura dos capítulos aqui postos, já que todos, de uma ou de outra forma, versam sobre aspectos que permeiam a língua, as literaturas e o ensino que nos são presentes a partir das Línguas ultramarinas e de tantas outras que, de perto ou de muito longe usamos, assim, Caro Leitor, Cara Leitora, esperamos que as temáticas aqui apresentadas sirvam de como incentivo a que singrem outros saberes, outros mares, outros continentes!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2556pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLínguaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino do Mundo Ibéricopt_BR
Título: dc.titleLiteraturas, Línguas e Ensinos do Mundo Ibéricopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons