Caixa espetáculo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Grande Riopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Marcelo de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Beatriz Brandão dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-08T15:58:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-08T15:58:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
identificador: dc.identifier.otherCaixa Espetáculopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742863-
Resumo: dc.description.abstractA Caixa Espetáculo é um Produto Educacional desenvolvido a partir da pesquisa “Teatro e Arte no Ensino de Ciências: Estratégias Pedagógicas no processo científico” e busca fazer uma interface entre as duas áreas do conhecimento: Ciências e Artes com o intuito de promover novas práticas e estratégias de ensino-aprendizagem na educação que valorizem as relações entre razão, imaginação, a intuição e a criatividade, fazendo com que professores e alunos percebam que tanto o trabalho artístico quanto o científico são formas de expressar a criatividade, de ampliar a percepção acerca da realidade e de conceber novas leituras do mundo. Percebemos nas entrevistas que a questão ambiental afeta diretamente não somente a vida das crianças daquela Instituição, mas de todos os elementos da Comunidade Escolar (pais, professores e funcionários). E que os professores se questionam sempre se os conteúdos trabalhados ultrapassam os muros escolares corroborando efetivamente na vida dos alunos. Além das crianças, incluir o coletivo dos profissionais e os pais nessa dialética é de suma importância para buscarem reflexões e possíveis caminhos para essa questão. Sendo assim, o problema de pesquisa em que o Produto Educacional foi originado, consiste no seguinte questionamento: As Artes podem contribuir significamente para a reflexão, consolidação e busca de novos caminhos e desafios no Ensino de Ciências? A CAIXA ESPETÁCULO tem como propósito principal propiciar esse espaço de sensibilização, reflexão, de diálogo e de inserção das dificuldades encontradas por esta comunidade no que tange à interação do homem com o meio que ele vive. Partindo do princípio de que o desconhecimento desses conceitos ou a despreocupação com eles impactam de forma concreta na saúde, no ambiente escolar, e diretamente na vida de cada indivíduo, a Caixa Espetáculo correlaciona o discurso de se pensar coletivamente, considerando os conteúdos relevantes para a transformação do seu ambiente diário. O produto poderá ser incorporado ao planejamento pedagógico nas Unidades Escolares de todo o país pois possui um contexto flexível onde os educadores podem incluir no texto as questões pedagógicas e os conflitos que a sua comunidade reflete, podendo agregar novos conteúdos e descobertas. O objetivo é trazer a tona assuntos estudados no Ensino de Ciências, fazendo uma analogia com a prática de vida dos alunos. No exemplo a seguir, a comunidade escolar passa por problemas seríssimos quanto a questão ambiental: Queimadas, poluição do ar, da água... De uma forma lúdica, o teatro leva os educandos a refletir e buscar soluções para os conflitos que diariamente afetam a saúde física, mental e social da sua comunidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.441 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio Ambientept_BR
Título: dc.titleCaixa espetáculopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino das Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdutos Educacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons