Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Siles, Cleudinaldo Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Perticarrari, Andre A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-08T13:23:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-08T13:23:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742827 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material, apresentado como Produto Educacional, é parte integrante de nossa pesquisa intitulada: “O uso da Aprendizagem Baseada em Modelos e suas implicações na Alfabetização Científica de alunos do ensino fundamental sobre vacinas” desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação do Professor Doutor André Perticarrari. Nosso Produto Educacional consiste na proposição de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre vacinas com o uso da Aprendizagem Baseada em Modelos. A escolha da elaboração deste material deve-se ao fato de que, em estudo realizado por nós durante o contexto de pandemia de Covid-19, aplicando esta Sequência de Ensino Investigativo, a mesma apresentou resultados favoráveis em relação ao Engajamento Ativo dos alunos e a manifestação de indicadores de Alfabetização Científica. A referida Sequência traz a proposta de desenvolvimento de cinco atividades com duração aproximada de 10 aulas. Especificamente os modelos aparecem em duas delas. Obviamente que, o referido professor pode fazer uso de alguma destas atividades e inseri-las em outra sequência elaborada por ele e que atenda melhor os seus objetivos, entretanto, aqui elas foram planejadas trazendo a ideia de um ensino investigativo. Novas atividades podem ser incorporadas na Sequência, sobretudo, porque por ser investigativa podem surgir outros questionamentos que suscitem novas atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,91 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Vacinas, Aprendizagem Baseada em Modelos, Ensino Investigativo | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de Ensino Investigativo sobre vacinas com o uso de uma a Abordagem Baseada em Modelos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons