Sequência de Ensino Investigativo sobre vacinas com o uso de uma a Abordagem Baseada em Modelos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de São Paulo, campus São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSiles, Cleudinaldo Guimarães-
Autor(es): dc.contributor.authorPerticarrari, Andre A.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-08T13:23:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-08T13:23:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742827-
Resumo: dc.description.abstractEste material, apresentado como Produto Educacional, é parte integrante de nossa pesquisa intitulada: “O uso da Aprendizagem Baseada em Modelos e suas implicações na Alfabetização Científica de alunos do ensino fundamental sobre vacinas” desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação do Professor Doutor André Perticarrari. Nosso Produto Educacional consiste na proposição de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre vacinas com o uso da Aprendizagem Baseada em Modelos. A escolha da elaboração deste material deve-se ao fato de que, em estudo realizado por nós durante o contexto de pandemia de Covid-19, aplicando esta Sequência de Ensino Investigativo, a mesma apresentou resultados favoráveis em relação ao Engajamento Ativo dos alunos e a manifestação de indicadores de Alfabetização Científica. A referida Sequência traz a proposta de desenvolvimento de cinco atividades com duração aproximada de 10 aulas. Especificamente os modelos aparecem em duas delas. Obviamente que, o referido professor pode fazer uso de alguma destas atividades e inseri-las em outra sequência elaborada por ele e que atenda melhor os seus objetivos, entretanto, aqui elas foram planejadas trazendo a ideia de um ensino investigativo. Novas atividades podem ser incorporadas na Sequência, sobretudo, porque por ser investigativa podem surgir outros questionamentos que suscitem novas atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,91 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectVacinas, Aprendizagem Baseada em Modelos, Ensino Investigativopt_BR
Título: dc.titleSequência de Ensino Investigativo sobre vacinas com o uso de uma a Abordagem Baseada em Modelospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons