Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Flávia Streva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-06T23:01:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-06T23:01:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Streva Flávia _Prod Educacional _ebook(caminhos lúdicos).pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742817 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O e-book direciona-se a professores formadores de cursos de licenciatura em matemática. O material apresenta propostas formativas para o desenvolvimento de conhecimentos docentes por meio da colaboração da criação de jogos didáticos, com ênfase em uma formação lúdica dos futuros professores. O objetivo geral da estratégia é ampliar o repertório lúdico dos participantes, oferecendo oportunidades para práticas reflexivas e colaborativas que integram teoria e prática. A formação é estruturada em duas etapas: experiências lúdicas e criação de jogos. Na primeira, de experiências lúdicas, a publicação sugere atividades voltadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental organizadas em cinco temas (jogos colaborativos, jogos didáticos, atividades investigativas – com materiais de apoio, brincadeiras e jogos/letramento lúdico. Na segunda, criação de jogos, aborda-se sobre grupos colaborativos e design de jogos. A proposta de formação tem a finalidade de desafiar o cenário passivo, estimulando a participação ativa dos licenciandos. O e-book promove uma abordagem de trabalho dinâmica, ativa e colaborativa, visando o desenvolvimento de características docentes. As atividades apresentadas são adaptáveis às diferentes realidades contextuais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Caminhos lúdicos na formação de professores de matemática: elaborando jogos colaborativamente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Streva Flávia _Prod Educacional _ ebook (caminhos lúdicos).pdf | 16,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742817/2/Streva Flávia _Prod Educacional _ ebook (caminhos lúdicos).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons