O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDominyque Domingos de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-06T13:26:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-06T13:26:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-01-
identificador: dc.identifier.otheroliveira_dd_me_mar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742807-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação aborda a influência do discurso antidoutrinação sobre o Ensino de Sociologia. Investiga a disseminação deste discurso através do movimento conhecido como “Escola sem Partido”. Aponta sua difusão como expressão de um processo de reordenamento de grupos de direita no Brasil, organizado por uma rede de conformação do contrapúblico ultraliberal no país. A dissertação debate a diferenciação entre Educação e Instrução, reivindicada no discurso antidoutrinação do Escola Sem Partido, como resultado de influências de alguns aspectos de concepções funcionalistas, no que tange ao debate sobre “Educação moral”, retomadas no contexto de aprofundamento do neoliberalismo. Os resultados alcançados contemplam a discussão de parte da bibliografia especializada sobre o assunto; a análise de fontes primárias como o livro “Professor não é Educador”, material da bibliografia oficial sugerida pelo movimento, e uma discussão relacionada ao conceito de ideologia. Por fim, propõe uma sequência didática que objetiva a desnaturalização do conceito de ideologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject“Escola sem Partido”; Doutrinação; Liberal conservadorismo; Ideologia.pt_BR
Título: dc.titleO ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons