Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Comarú, Michele Waltz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kauark, Fabiana da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-06T19:45:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-06T19:45:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1938 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINANDO A ENSINAR CIÊNCIAS VOLUME II: DISCUTINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742792 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A série “Ensinando a Ensinar Ciências” visa disponibilizar textos científicos, de caráter tanto teórico quanto prático, sobre assuntos que influenciam na formação de professores de ciências, com o intuito de fortalecer a troca de saberes entre pesquisadores da área de Ensino e também de promover um canal de troca de experiências, de registros de pesquisa e de reflexões. O primeiro livro da série, lançado pela Edifes em 2017, trouxe uma coletânea de 11 capítulos sobre a temática da formação de professores discutindo, entre outros assuntos, alfabetização científica de crianças, uso de atividades lúdicas de laboratório, formação interdisciplinar de professores de ciências, aprendizagem baseada em problemas e educação inclusiva, sendo esse último tema, o gancho que nos levou a ideia do segundo volume. Para o volume II, intitulado DISCUTINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS, buscou-se reunir textos que abordassem para além da temática central FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, as relações com a INCLUSÃO, não só de pessoas com deficiências, mas também inclusão digital e inclusão social. Assim, são apresentados textos sobre as temáticas relacionadas à diversidade, seja ela de gênero, de etnia, de relações sociais etc. Este segundo volume conta com produções de autores de nove estados brasileiros (ES, RJ, BA, PA, RS, MG, SC, PE e GO), o que permite nesta obra mapear realidades distintas e apresentar ao leitor perspectivas ampliadas das questões inclusivas na formação de professores de ciências. Além disso, também são abordados diversos temas acerca dos grandes eixos “formação de professores de ciências” e “Inclusão”, tais como: ciência e arte; produção discursiva; museus e educação não-formal; ensino de química, física e biologia; atividades experimentais problematizadas; metodologias ativas; atividades de extensão; e perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente/çouçohl (CTSA). Esse panorama nos enche de orgulho pois também faz com que esse espaço seja mais um eixo de troca e aprendizado entre os pesquisadores das áreas de Ensino e Educação em ciências do Brasil. Assim, esperamos que os leitores desfrutem dessa coletânea de 17 textos cuidadosamente selecionados pelos organizadores e que eles venham a contribuir para que as discussões, políticas e pesquisas em inclusão prosperem. Mas ainda mais, que possamos também contribuir de alguma forma para que as práticas de ensino venham a contemplar avanços no sentido de construirmos uma sociedade mais justa, humana, fraterna e livre de preconceitos e intolerância. Que seja esse o legado dessa obra. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.221Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINANDO A ENSINAR CIÊNCIAS VOLUME II: DISCUTINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons