A RELAÇÃO DA ARTE COM OS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLUCIANE DE OLIVEIRA, DAVI SILVA DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-06T11:38:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-06T11:38:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.otherA RELAÇÃO DA ARTE COM OS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742784-
Resumo: dc.description.abstractA arte pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano,surgindo como fruto da relação homem/mundo. Uma alternativa que tem sido empregada em sala de aula é o uso da arte, visto que ela contribui para que o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) compreenda as imagens ao redor e dê sentido a elas. A experiência do estudo da arte em sala de aula é importante para que os educandos compreendam a arte como fruto da relação do ser humano com a sociedade em que vive. O ser humano se expressa por meio da arte desde os tempos mais remotos; a expressão artística é a forma que o homem encontra para representar o seu meio social. Por meio dela o homem interpreta sua própria natureza, construindo formas ao mesmo tempo em que se descobre, inventa, figura e conhece. Considerando a importância das artes para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo, social, cultural e interativo associadas às práticas pedagógicas dos estudantes com TEA, esta pesquisa teve como questão – problema: Como tem se dado as experiências de estudantes com TEA com as artes nos cursos do Ensino Médio no IFBA? Assim, a análise foi realizada com 04 estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos cursos do 4º Eletromecânica, 3º Mecânica e do 3º Petróleo e Gás Natural do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Simões Filho Bahia. A pesquisa foi baseada no estudo filosófico fenomenológico, dividido em 05 etapas: convites aos sujeitos participantes junto aos seus responsáveis; entrevistas pré-oficinas conduzidas por um roteiro de perguntas estruturadas a partir da redução eidética, utilizando os noemas a família, as artes e o IFBA; a produção das oficinas; transcrição das entrevistas e oficinas e a análise dos dados. A metodologia utilizada foi a entrevista compreensiva estruturada, tipo descritiva, tendo como intervenção a vivência com as oficinas artísticas pedagógicas, divididas em 05 momentos: o que é a arte? E o que pode ser a arte? A expressão da arte: Eu, a poesia e o IFBA; a expressão da arte: Eu, a música e o IFBA; a expressão da arte: Eu, as artes plásticas e o IFBA; como foi para mim? Para análise de dados foi utilizado o Método de análise de conteúdo descritivo. Os resultados obtidos mostraram que os participantes tinham um grande domínio e desenvoltura na discussão e conhecimento sobre as artes e a importância que elas tinham para eles. As experiências com as artes, possibilitou a discussão de vários temas atuais como, a Inteligência Artificial (IA), Neurônios Espelho, criptomoedas e a própria história da arte. As oficinas contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes nos aspectos da criatividade, expressividade, autonomia, além de permiti-los relacionar, propor ideias e iniciativas de atividades pedagógicas para o trabalho com as artes associado às disciplinas que cursam em sala de aula. Como produto educacional foi produzido um caderno de inspirações com informações sobre autismo, dicas de sites, leis, filmes, blogs, livros, canais de youtubers, alguns artistas conhecidos com TEA e as produções dos participantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3443 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectArtes; Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; IFBA Simões Filho; Educação Profissionalpt_BR
Título: dc.titleA RELAÇÃO DA ARTE COM OS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons