Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCIANE DE OLIVEIRA, DAVI SILVA DA COSTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-06T11:38:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-06T11:38:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | A RELAÇÃO DA ARTE COM OS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742784 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A arte pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano,surgindo como fruto da relação homem/mundo. Uma alternativa que tem sido empregada em sala de aula é o uso da arte, visto que ela contribui para que o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) compreenda as imagens ao redor e dê sentido a elas. A experiência do estudo da arte em sala de aula é importante para que os educandos compreendam a arte como fruto da relação do ser humano com a sociedade em que vive. O ser humano se expressa por meio da arte desde os tempos mais remotos; a expressão artística é a forma que o homem encontra para representar o seu meio social. Por meio dela o homem interpreta sua própria natureza, construindo formas ao mesmo tempo em que se descobre, inventa, figura e conhece. Considerando a importância das artes para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo, social, cultural e interativo associadas às práticas pedagógicas dos estudantes com TEA, esta pesquisa teve como questão – problema: Como tem se dado as experiências de estudantes com TEA com as artes nos cursos do Ensino Médio no IFBA? Assim, a análise foi realizada com 04 estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos cursos do 4º Eletromecânica, 3º Mecânica e do 3º Petróleo e Gás Natural do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Simões Filho Bahia. A pesquisa foi baseada no estudo filosófico fenomenológico, dividido em 05 etapas: convites aos sujeitos participantes junto aos seus responsáveis; entrevistas pré-oficinas conduzidas por um roteiro de perguntas estruturadas a partir da redução eidética, utilizando os noemas a família, as artes e o IFBA; a produção das oficinas; transcrição das entrevistas e oficinas e a análise dos dados. A metodologia utilizada foi a entrevista compreensiva estruturada, tipo descritiva, tendo como intervenção a vivência com as oficinas artísticas pedagógicas, divididas em 05 momentos: o que é a arte? E o que pode ser a arte? A expressão da arte: Eu, a poesia e o IFBA; a expressão da arte: Eu, a música e o IFBA; a expressão da arte: Eu, as artes plásticas e o IFBA; como foi para mim? Para análise de dados foi utilizado o Método de análise de conteúdo descritivo. Os resultados obtidos mostraram que os participantes tinham um grande domínio e desenvoltura na discussão e conhecimento sobre as artes e a importância que elas tinham para eles. As experiências com as artes, possibilitou a discussão de vários temas atuais como, a Inteligência Artificial (IA), Neurônios Espelho, criptomoedas e a própria história da arte. As oficinas contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes nos aspectos da criatividade, expressividade, autonomia, além de permiti-los relacionar, propor ideias e iniciativas de atividades pedagógicas para o trabalho com as artes associado às disciplinas que cursam em sala de aula. Como produto educacional foi produzido um caderno de inspirações com informações sobre autismo, dicas de sites, leis, filmes, blogs, livros, canais de youtubers, alguns artistas conhecidos com TEA e as produções dos participantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3443 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artes; Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; IFBA Simões Filho; Educação Profissional | pt_BR |
Título: dc.title | A RELAÇÃO DA ARTE COM OS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL - Luciane de Oliveira - 02.03.24.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742784/2/DISSERTAÇÃO FINAL - Luciane de Oliveira - 02.03.24.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons