Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, MONIK CAETANO PRAXEDES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-05T17:33:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-05T17:33:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742777 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) se apresentam como uma estratégia nutricional na alimentação humana, pois são ricas em nutrientes, respeitam a segurança alimentar e nutricional, a biodiversidade e a cultura, além de serem acessíveis. Os principais detentores e preservadores dos saberes sobre as PANC são as comunidades tradicionais e os povos do campo. Considerando a importância da articulação dos saberes ancestrais com o conhecimento técnico-científico para a formação humana integral, esta pesquisa teve como questão: Como uma etnopesquisa-formação sobre PANC, realizada por estudantes do ensino médio integrado com uma comunidade quilombola, pode contribuir para uma formação humana integral e intercultural na educação profissional? Portanto, o objetivo geral foi analisar as contribuições de uma etnopesquisa-formação sobre PANC para uma formação humana integral e intercultural na educação profissional, vivenciada por 12 discentes do ensino médio integrado do IFBAIANO, campus Catu, com a comunidade quilombola Dandá, no município de Simões Filho, Bahia. Os objetivos específicos foram: i) Realizar oficinas formativas com estudantes sobre PANC e etnopesquisa; ii) Identificar os conhecimentos prévios e adquiridos dos estudantes sobre as PANC no movimento de etnopesquisa e as potencialidades e possibilidades de a vivência contribuir para o diálogo intercultural de saberes na educação profissional; iii) Identificar no movimento de etnopesquisa, por meio da visita à comunidade quilombola e diálogos com os mestres de saberes, as espécies de PANC presentes na comunidade e os saberes e fazeres relacionados aos seus usos alimentares e gastronômicos; e iv) Construir materiais educativos em formato digital com os dados coletados sobre PANC e formação intercultural na EPT. A metodologia utilizada foi a etnopesquisa crítica do tipo descritiva, a qual foi construída pelas etapas: convite aos sujeitos participantes, entrevista de avaliação dos conhecimentos prévios, oficina formativa, vivência no quilombo, entrevista de avaliação dos conhecimentos após a vivência e transcrição das entrevistas; de modo participativo e fincado no interesse dos participantes. Foram utilizados diversos instrumentos (entrevistas individuais semiestruturadas, reuniões virtuais em grupo e oficinas formativas acerca das temáticas PANC e Alimentação saudável, visita guiada e roda de diálogo). Para análise de dados, utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que metade dos discentes tinham conhecimento sobre as PANC. As oficinas formativas e a vivência com a comunidade quilombola demonstraram ser uma estratégia pedagógica apropriada para apreensão dialógico-problematizadora da temática do estudo. Os sujeitos, além de apreenderem os conhecimentos, conseguiram associar os conteúdos do estudo com disciplinas cursadas, refletiram sobre a relevância do tema e propuseram novas atividades pedagógicas relacionadas à temática do estudo. Como produtos educacionais, foram produzidos o material didático orientador intitulado: “Oficina Formativa: Aprendendo sobre memórias e saberes das PANC”; e o material didático com as plantas ancestrais encontradas no Quilombo Dandá intitulado: “Plantas alimentícias ancestrais: a cozinha do Quilombo Dandá”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.MB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia formativa. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PANC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | ETNOPESQUISA-FORMAÇÃO SOBRE PANC COM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: ESTRATÉGIA EDUCATIVO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO versão final corrigida entrega.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742777/2/DISSERTAÇÃO versão final corrigida entrega.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons