OS ARTRÓPODES EM NOSSA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMG-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Katherine Sá-
Autor(es): dc.contributor.authorFranco, Luiz Gustavo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-05T21:21:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-05T21:21:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
identificador: dc.identifier.otherEbook Kathe - PROFBIO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742776-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática investigativa aqui apresentada (SDI) é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (UFMG). Sua proposição foi pautada em um processo recursivo e reflexivo: a professora-pesquisadora desenvolveu uma sequência didática em suas próprias aulas e, com base nas filmagens e em uma autoanálise, estabeleceu pontos de mudança e pontos de continuidade para a proposição de uma nova SDI. A SDI se refere a um estudo a diversidade de artrópodes na escola. Partindo de Bosio (2019), encontramos uma série de argumentos que justificam o ensino dos artrópodes nas aulas de Ciências e Biologia, a saber: é o grupo de animais com maior número de representantes distribuídos nos mais diversos tipos de ambientes (aquáticos e terrestres); são importantes para a degradação da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e atuam como polinizadores de diferentes exemplares de plantas auxiliando, inclusive, no fornecimento de alimentos para seres humanos e outros animais. Além disso, há outros aspectos relevantes nessa direção. Alguns estudantes, assim como a população de maneira geral, têm certo receio, até mesmo repulsa, em estudar e conviver com artrópodes, por considerarem que são animais asquerosos e perigosos. Conhecer melhor esses animais pode auxiliar no maior entendimento da importância destes animais para o equilíbrio da natureza (SANTOS et al., 2021).-
Tamanho: dc.format.extent36,7 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de artrópodes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências por Investigação-
Título: dc.titleOS ARTRÓPODES EM NOSSA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROFBIO-
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline--
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons