Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMG | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Katherine Sá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco, Luiz Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-05T21:21:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-05T21:21:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ebook Kathe - PROFBIO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742776 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática investigativa aqui apresentada (SDI) é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (UFMG). Sua proposição foi pautada em um processo recursivo e reflexivo: a professora-pesquisadora desenvolveu uma sequência didática em suas próprias aulas e, com base nas filmagens e em uma autoanálise, estabeleceu pontos de mudança e pontos de continuidade para a proposição de uma nova SDI. A SDI se refere a um estudo a diversidade de artrópodes na escola. Partindo de Bosio (2019), encontramos uma série de argumentos que justificam o ensino dos artrópodes nas aulas de Ciências e Biologia, a saber: é o grupo de animais com maior número de representantes distribuídos nos mais diversos tipos de ambientes (aquáticos e terrestres); são importantes para a degradação da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e atuam como polinizadores de diferentes exemplares de plantas auxiliando, inclusive, no fornecimento de alimentos para seres humanos e outros animais. Além disso, há outros aspectos relevantes nessa direção. Alguns estudantes, assim como a população de maneira geral, têm certo receio, até mesmo repulsa, em estudar e conviver com artrópodes, por considerarem que são animais asquerosos e perigosos. Conhecer melhor esses animais pode auxiliar no maior entendimento da importância destes animais para o equilíbrio da natureza (SANTOS et al., 2021). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 36,7 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de artrópodes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências por Investigação | - |
Título: dc.title | OS ARTRÓPODES EM NOSSA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | PROFBIO | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | - | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Artropodes em nossa escola.pdf | 26,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742776/2/Artropodes em nossa escola.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons