A inserção do role playing games no ensino da matemática: uma aplicação em sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFSC - Florianópolispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerraz, Tiago Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Leonardo Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-05T20:50:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-05T20:50:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.google.com/view/mobiaseosdesafios/componentes-do-jogo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742773-
Resumo: dc.description.abstractO jogo de RPG, chamado Möbias e os Desafios Matemáticos, transporta o jogador para o mundo imersivo de Möbias. O jogo possui um tabuleiro que representa o mundo de Möbias, com cenário que remete à época medieval, com reinos, castelos, montanhas e trilhas que levam os personagens de um reino ao outro. Os personagens são os elementos principais do jogo, representando os jogadores dentro do mundo imaginário. Outros elementos incluídos no jogo são as cartas de ação que correspondem às questões de matemática com conteúdos dos níveis dos ensinos fundamental e médio de todas as unidades de conhecimento contidas na BNCC: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística (BRASIL, 2018). O jogo também possui cartas de desafios que correspondem a desafios de raciocínio lógico matemático, cujas questões têm textos voltados à ambientação do jogo. Para jogar Möbias e os Desafios Matemáticos, é necessário um grupo de até 7 alunos, onde um dos alunos será o mestre do jogo e os outros serão divididos em duas equipes com a mesma quantidade de pessoas, uma representando o bem e outra representando o mal. Em geral, as regras do jogo são simples: os personagens de cada equipe serão posicionados no tabuleiro em extremidades diferentes. Cada jogador, que será o personagem no jogo, em sua vez, responderá uma carta e, se acertar, pontuará o valor indicado na carta e avançará casas no tabuleiro; se errar, dará os pontos ao personagem da equipe adversária. Quando um personagem cruzar com um personagem adversário, haverá um combate entre eles através da pontuação que cada um possui. O objetivo do jogo é que durante a partida, uma das equipes consiga derrotar a outra por meio desses pontos. Assim que todos os personagens de uma das equipes forem eliminados, o jogo é finalizado.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectRPG de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValidade de Jogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValidade de Instrumentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimulação Computacionalpt_BR
Título: dc.titleA inserção do role playing games no ensino da matemática: uma aplicação em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMatemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática. Ensino médio.pt_BR
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