Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), Campus Ouro Branco/MG, | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Walter | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-05T19:30:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-05T19:30:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742770 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo central analisar às práticas adotadas e as dificuldades enfrentadas pelos docentes no contexto da docência on-line, sob a perspectiva dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica (EPT). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário enviado aos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sendo estabelecido como critério de inclusão a atuação como professor ativo nos Campi do IFMG. Foram estabelecidos três objetivos específicos para a pesquisa: investigar as práticas docentes no ensino on-line na EPT, identificar as principais práticas empregadas pelos docentes e as dificuldades encontradas, a partir da percepção dos professores. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos professores possui conhecimento básico sobre o ensino on-line. No entanto, a principal dificuldade relatada foi a falta de formação adequada, sendo mencionada a falta de preparo e capacitação para lidar com essa modalidade de ensino. As práticas adotadas pelos docentes, de forma geral, foram avaliadas de maneira positiva. No entanto, as principais dificuldades enfrentadas estavam relacionadas ao excesso de trabalho, ausência de contato físico com os alunos, falta de formação adequada e acesso limitado a recursos tecnológicos apropriados. Observou-se também que o IFMG implementou o programa de Ensino Remoto Emergencial (ERE), porém, em muitos casos, houve falta de orientação e acompanhamento por parte dos gestores, bem como relatos de falta de conhecimento e formação dos docentes. Por fim, como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o intuito de esclarecer as principais dúvidas relacionadas à temática abordada. Este produto pretende fornecer orientações e informações relevantes que possam contribuir para a melhoria da prática docente no contexto do ensino on-line na EPT, visando mitigar as dificuldades identificadas e promover uma melhor preparação e capacitação dos professores para atuarem nessa modalidade de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16689kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docência. Ensino On-line. Educação a Distância. Práticas. Dificuldades. | pt_BR |
Título: dc.title | A “PRÁXIS” DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO ON-LINE: DA TEORIA À PRÁTICA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final - Correções Final.pdf | 16,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742770/1/Dissertação Final - Correções Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: