Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Nivaldo Pedro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-05T01:55:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-05T01:55:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Letramento e Cultura Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742737 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho discute o letramento e a cultura digital no currículo da Língua Portuguesa, no ensino médio, considerando a relevância dessa temática para a vida e cidadania dos estudantes. O objetivo geral é analisar as orientações do currículo de Língua Portuguesa para o desenvolvimento do letramento e da cultura digital dos estudantes, no ensino médio. A metodologia partiu da análise questionadora das orientações do currículo de Língua Portuguesa no desenvolvimento do letramento e da cultura digital dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e no levantamento de dados realizado por meio de um questionário aplicado às docentes da disciplina de Língua Portuguesa, de ensino médio, em uma escola pública do município de São Luís-Ma. O estudo constatou que, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo exploradas pelas comunidades escolares, pois contribuem para que à educação tenha mais sentido para os estudantes do ensino médio, sendo o professor o mediador, no uso criativo, crítico e ético das mídias usadas como ferramentas de apoio para o desenvolvimento do letramento digital. A inserção das TDIC, na prática pedagógica de Língua Portuguesa, além de possibilitar construir novas metodologias, que favorecem o protagonismo dos estudantes, promovem o uso consciente nas práticas sociais de letramento, engajadas na cultura e cidadania digital. Acredita-se que a reflexão da comunidade escolar sobre o uso das TDIC, na perspectiva do letramento digital contribui para a melhoria da formação dos estudantes do ensino médio para as demandas sociais do século XXI. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3742 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular-Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | pt_BR |
Título: dc.title | Letramento e Cultura Digital no Currículo da Língua Portuguesa no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Letramento e Cultura Digital.pdf | 3.74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742737/2/Letramento e Cultura Digital.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons