Letramento e Cultura Digital no Currículo da Língua Portuguesa no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Nivaldo Pedro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-05T01:55:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-05T01:55:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
identificador: dc.identifier.otherLetramento e Cultura Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742737-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho discute o letramento e a cultura digital no currículo da Língua Portuguesa, no ensino médio, considerando a relevância dessa temática para a vida e cidadania dos estudantes. O objetivo geral é analisar as orientações do currículo de Língua Portuguesa para o desenvolvimento do letramento e da cultura digital dos estudantes, no ensino médio. A metodologia partiu da análise questionadora das orientações do currículo de Língua Portuguesa no desenvolvimento do letramento e da cultura digital dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e no levantamento de dados realizado por meio de um questionário aplicado às docentes da disciplina de Língua Portuguesa, de ensino médio, em uma escola pública do município de São Luís-Ma. O estudo constatou que, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo exploradas pelas comunidades escolares, pois contribuem para que à educação tenha mais sentido para os estudantes do ensino médio, sendo o professor o mediador, no uso criativo, crítico e ético das mídias usadas como ferramentas de apoio para o desenvolvimento do letramento digital. A inserção das TDIC, na prática pedagógica de Língua Portuguesa, além de possibilitar construir novas metodologias, que favorecem o protagonismo dos estudantes, promovem o uso consciente nas práticas sociais de letramento, engajadas na cultura e cidadania digital. Acredita-se que a reflexão da comunidade escolar sobre o uso das TDIC, na perspectiva do letramento digital contribui para a melhoria da formação dos estudantes do ensino médio para as demandas sociais do século XXI.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3742pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de Língua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICpt_BR
Título: dc.titleLetramento e Cultura Digital no Currículo da Língua Portuguesa no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons