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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Nivaldo Pedro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-05T01:21:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-05T01:21:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Implicações da Gestão Escolar Democrática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742721 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A gestão escolar democrática é conjecturada como exemplo ideal de gestão para as escolas públicas brasileiras. Contudo, o presente trabalho oferece um breve estudo acerca dos princípios que orientam a gestão escolar quando está se caracteriza como democrática e coparticipativa, bem como sua integração com a comunidade. Essa idealização fomentou a preparação deste estudo, com o qual se objetivou analisar os fatores da gestão escolar na escola pública que promovem a democracia e a coparticipação. Abordam-se concepções sobre gestão democrática, enfatizando-se a importância de priorizar-se uma consistente participação da comunidade escolar nos aspectos atinentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira das escolas, pois, gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania. A escola não pode e não deve fechar-se em seus muros, deixando de considerar toda a realidade que a norteia e que exerce influência constante no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi do tipo não-experimental, com enfoque quanti-qualitativo de cunho exploratório e descritivo, baseado em aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, com pessoas envolvidas nas situações-problema e levantamento de dados correlacionados ao universo do objeto de estudo. Os resultados amostraram que há contradições entre a teoria e as práticas da gestão democráticas, pois, se faz necessário interagir com a comunidade, uma vez que é algo que a escola deveria fazer constantemente, porém a escola em estudo se faz, em sua maioria, de forma superficial. Conclui-se que não há como conceber um trabalho escolar democrático se não houver práticas que remetam à coparticipação, sobretudo dos membros da comunidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1822 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar Democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Coparticipação | pt_BR |
Título: dc.title | Implicações da gestão escolar democrática que promovem a coparticipação na escola municipal Alberto pinheiro em São Luís | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Implicações da Gestão Escolar Democrática.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742721/2/Implicações da Gestão Escolar Democrática.pdfDownload |
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