Implicações da gestão escolar democrática que promovem a coparticipação na escola municipal Alberto pinheiro em São Luís

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Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Nivaldo Pedro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-05T01:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-05T01:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
identificador: dc.identifier.otherImplicações da Gestão Escolar Democráticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742721-
Resumo: dc.description.abstractA gestão escolar democrática é conjecturada como exemplo ideal de gestão para as escolas públicas brasileiras. Contudo, o presente trabalho oferece um breve estudo acerca dos princípios que orientam a gestão escolar quando está se caracteriza como democrática e coparticipativa, bem como sua integração com a comunidade. Essa idealização fomentou a preparação deste estudo, com o qual se objetivou analisar os fatores da gestão escolar na escola pública que promovem a democracia e a coparticipação. Abordam-se concepções sobre gestão democrática, enfatizando-se a importância de priorizar-se uma consistente participação da comunidade escolar nos aspectos atinentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira das escolas, pois, gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania. A escola não pode e não deve fechar-se em seus muros, deixando de considerar toda a realidade que a norteia e que exerce influência constante no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi do tipo não-experimental, com enfoque quanti-qualitativo de cunho exploratório e descritivo, baseado em aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, com pessoas envolvidas nas situações-problema e levantamento de dados correlacionados ao universo do objeto de estudo. Os resultados amostraram que há contradições entre a teoria e as práticas da gestão democráticas, pois, se faz necessário interagir com a comunidade, uma vez que é algo que a escola deveria fazer constantemente, porém a escola em estudo se faz, em sua maioria, de forma superficial. Conclui-se que não há como conceber um trabalho escolar democrático se não houver práticas que remetam à coparticipação, sobretudo dos membros da comunidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1822pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolar Democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCoparticipaçãopt_BR
Título: dc.titleImplicações da gestão escolar democrática que promovem a coparticipação na escola municipal Alberto pinheiro em São Luíspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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