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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Débora Cristina Cambacim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-04T18:26:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-04T18:26:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | cambacim_dc_me_mar.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742707 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende lançar uma reflexão sobre os processos de formação e humanização do indivíduo, e, da mesma forma, destacar a importância do trabalho educativo e da atividade de ensino para o desenvolvimento desses processos. Para tanto leva-se em consideração a objetivação e apropriação do conhecimento apresentando uma proposta de trabalho por meio de sequência didática, fundamentada na Teoria da Atividade de Leontiev. Será utilizado como recurso didático o uso do gênero textual jornalístico como alternativa para tornar os conteúdos do currículo de Sociologia mais concretos ao aluno, possibilitando ao mesmo tempo uma relação mais direta com o objeto de conhecimento. Dentro desta proposta pretende-se oferecer o trabalho com o gênero textual jornalístico como ponto de partida para as atividades de ensino, compreendendo que através desse tipo de gênero textual pode-se criar uma sensibilização do aluno para a realidade que o cerca, oportunizando meios para os processos de objetivação e apropriação do conhecimento social, ou seja, utilizar a leitura crítica de notícias em rodas de conversas para aprofundar os conteúdos do currículo de Sociologia. Dentro desta perspectiva, a referida pesquisa se debruçou sobre a temática das relações raciais na sociedade contemporânea, com o objetivo de promover a desnaturalização de pré-conceitos que se mantêm arraigados na estrutura social. Toda essa reflexão só foi possível mediante pesquisa bibliográfica com o levantamento e estudo de referencial teórico sobre a temática em questão. Em seguida, partiu-se para a pesquisa-ação com vistas à aplicação das etapas da sequência didática sobre as relações raciais na sociedade contemporânea, tendo por objetivo promover uma mudança no modo de pensar e agir sobre o preconceito racial construído historicamente na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino; Sociologia; Jornal; Objetivação; Apropriação. | pt_BR |
Título: dc.title | O uso do gênero textual jornalístico como meio para o processo de humanização do indivíduo nas aulas de Sociologia: um olhar para as relações raciais na sociedade contemporânea. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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cambacim_dc_me_mar.pdf | 5,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742707/2/cambacim_dc_me_mar.pdfDownload |
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