O uso do gênero textual jornalístico como meio para o processo de humanização do indivíduo nas aulas de Sociologia: um olhar para as relações raciais na sociedade contemporânea.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDébora Cristina Cambacim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T18:26:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T18:26:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
identificador: dc.identifier.othercambacim_dc_me_mar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742707-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende lançar uma reflexão sobre os processos de formação e humanização do indivíduo, e, da mesma forma, destacar a importância do trabalho educativo e da atividade de ensino para o desenvolvimento desses processos. Para tanto leva-se em consideração a objetivação e apropriação do conhecimento apresentando uma proposta de trabalho por meio de sequência didática, fundamentada na Teoria da Atividade de Leontiev. Será utilizado como recurso didático o uso do gênero textual jornalístico como alternativa para tornar os conteúdos do currículo de Sociologia mais concretos ao aluno, possibilitando ao mesmo tempo uma relação mais direta com o objeto de conhecimento. Dentro desta proposta pretende-se oferecer o trabalho com o gênero textual jornalístico como ponto de partida para as atividades de ensino, compreendendo que através desse tipo de gênero textual pode-se criar uma sensibilização do aluno para a realidade que o cerca, oportunizando meios para os processos de objetivação e apropriação do conhecimento social, ou seja, utilizar a leitura crítica de notícias em rodas de conversas para aprofundar os conteúdos do currículo de Sociologia. Dentro desta perspectiva, a referida pesquisa se debruçou sobre a temática das relações raciais na sociedade contemporânea, com o objetivo de promover a desnaturalização de pré-conceitos que se mantêm arraigados na estrutura social. Toda essa reflexão só foi possível mediante pesquisa bibliográfica com o levantamento e estudo de referencial teórico sobre a temática em questão. Em seguida, partiu-se para a pesquisa-ação com vistas à aplicação das etapas da sequência didática sobre as relações raciais na sociedade contemporânea, tendo por objetivo promover uma mudança no modo de pensar e agir sobre o preconceito racial construído historicamente na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Sociologia; Jornal; Objetivação; Apropriação.pt_BR
Título: dc.titleO uso do gênero textual jornalístico como meio para o processo de humanização do indivíduo nas aulas de Sociologia: um olhar para as relações raciais na sociedade contemporânea.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologia em Rede Nacionalpt_BR
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