Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maiara Coroquer Essi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-04T17:33:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-04T17:33:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | essi_mc_me_mar.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742705 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa intitulada “Diálogos sociológicos” foi realizada com o objetivo de aliar o conhecimento sociológico às demandas dos estudantes, por meio da elaboração de aulas de Sociologia a partir de sugestões de temas dos próprios alunos. Executado desde 2016 enquanto um projeto escolar, apresentava bons resultados. Porém, havia, em alguns momentos, falta de objetividade nas discussões. Com o objetivo de suprir a ausência de ordem metodológica constatada, a partir de uma reflexão sobre os pressupostos epistemológicos que orientam a prática docente, construiu-se a pesquisa sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, por meio da proposição de sequências didáticas derivadas de temáticas sugeridas pelos estudantes, a duas turmas da Primeira Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Inocêncio da Costa, em Matão/SP – escola que aderiu ao PEI (Programa de Ensino Integral) híbrido no ano de 2022, gerando alguns elementos de análise para além do projeto. A pesquisa se ancorou em reflexões acerca do lugar da Sociologia, da docência e da juventude num contexto de retrocessos educacionais fomentado pela conjuntura de Reforma do Ensino Médio. Em contraposição, ressalta-se a defesa de práticas pedagógicas contra-hegemônicas, com destaque para os elementos teóricos e didáticos da Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI, 2021a). A metodologia materializou-se por meio da pesquisa-ação, onde foi possível articular as esferas de professora-pesquisadora, bem como fazer adequações durante o processo de aplicação das sequências didáticas visando superar as limitações em curso. As produções dos estudantes foram analisadas buscando encontrar elementos de superação do senso comum e, consequentemente, de apropriação do conhecimento sociológico como meio para a compreensão da realidade. Os resultados apresentados demonstraram-se qualitativamente novos acerca da totalidade social, superando o sincretismo inicial e, portanto, comprovando a possibilidade de uma nova prática social ao ensino de Sociologia nos moldes da Pedagogia Histórico-crítica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogos sociológicos; Ensino de Sociologia; Pedagogia histórico-crítica; Sociologia pública. | pt_BR |
Título: dc.title | Diálogos Sociológicos: Uma prática de (e para a) juventude à luz da Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
essi_mc_me_mar.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742705/2/essi_mc_me_mar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons