Diálogos Sociológicos: Uma prática de (e para a) juventude à luz da Pedagogia Histórico-Crítica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaiara Coroquer Essi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T17:33:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T17:33:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
identificador: dc.identifier.otheressi_mc_me_mar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742705-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa intitulada “Diálogos sociológicos” foi realizada com o objetivo de aliar o conhecimento sociológico às demandas dos estudantes, por meio da elaboração de aulas de Sociologia a partir de sugestões de temas dos próprios alunos. Executado desde 2016 enquanto um projeto escolar, apresentava bons resultados. Porém, havia, em alguns momentos, falta de objetividade nas discussões. Com o objetivo de suprir a ausência de ordem metodológica constatada, a partir de uma reflexão sobre os pressupostos epistemológicos que orientam a prática docente, construiu-se a pesquisa sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, por meio da proposição de sequências didáticas derivadas de temáticas sugeridas pelos estudantes, a duas turmas da Primeira Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Inocêncio da Costa, em Matão/SP – escola que aderiu ao PEI (Programa de Ensino Integral) híbrido no ano de 2022, gerando alguns elementos de análise para além do projeto. A pesquisa se ancorou em reflexões acerca do lugar da Sociologia, da docência e da juventude num contexto de retrocessos educacionais fomentado pela conjuntura de Reforma do Ensino Médio. Em contraposição, ressalta-se a defesa de práticas pedagógicas contra-hegemônicas, com destaque para os elementos teóricos e didáticos da Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI, 2021a). A metodologia materializou-se por meio da pesquisa-ação, onde foi possível articular as esferas de professora-pesquisadora, bem como fazer adequações durante o processo de aplicação das sequências didáticas visando superar as limitações em curso. As produções dos estudantes foram analisadas buscando encontrar elementos de superação do senso comum e, consequentemente, de apropriação do conhecimento sociológico como meio para a compreensão da realidade. Os resultados apresentados demonstraram-se qualitativamente novos acerca da totalidade social, superando o sincretismo inicial e, portanto, comprovando a possibilidade de uma nova prática social ao ensino de Sociologia nos moldes da Pedagogia Histórico-crítica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDiálogos sociológicos; Ensino de Sociologia; Pedagogia histórico-crítica; Sociologia pública.pt_BR
Título: dc.titleDiálogos Sociológicos: Uma prática de (e para a) juventude à luz da Pedagogia Histórico-Críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologia em Rede Nacionalpt_BR
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