UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO AS PEDAGOGIAS CRÍTICAS: QUESTÃO DA FOME E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDiego Denobi Inácio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T14:51:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T14:51:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
identificador: dc.identifier.otherinacio_dd_me_mar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742703-
Resumo: dc.description.abstractA atividade de ensino e de aprendizagem produzidas em sala de aula é o momento em que se busca nas escolas desenvolver o processo de aprender e organizar os conhecimentos científicos. Tendo em vista a realidade histórica em que vivemos no Brasil – o avanço do neoliberalismo e o seu compromisso com o desmonte do serviço público e de qualidade – um ensino de Sociologia organizado para a assumir o caráter de uma técnica racional de consciência, explicação das condições de existência e do curso dos eventos histórico-sociais, se faz necessário. Em vista disso, a presente pesquisa desenvolveu a produção de uma sequência didática que trabalhou com o conceito sociológico de movimentos sociais, em específico a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com os alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Carlópolis. A escolha do conceito ocorreu em razão da ausência significativa de materiais didáticos de sociologia sobre o maior movimento social da América Latina. Ao trabalhar o conceito principal, notamos que outros conceitos sociológicos se tornaram fundamentais para que as abstrações pudessem acontecer, assim como possibilitaram a ampliação da interpretação teórica. A pergunta norteadora, que inicia o desdobramento da sequência, é realizada a partir do seguinte questionamento: "É possível erradicar a fome no Brasil?‖. A elaboração da referente sequência didática foi previamente construída e planejada sob a luz da Pedagogia Histórico-Crítica conjuntamente com a Pedagogia Histórico-cultural, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) da Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖, campus Marília. Objetivou-se a organização de uma atividade de ensino que fosse desenvolvente, isto é, o professor e o aluno assumirem a responsabilidade pela aprendizagem de conceitos científicos e pelo desenvolvimento do pensamento teórico. Para que fosse possível a mediação entre o empírico e o concreto, utilizamos o conceito de atividade de Leontiev (1978, 1983) e o conceito de atividade orientadora de ensino de Moura (1996a, 2002) como abordagem metodológica na organização da atividade de ensino e de aprendizagem para a formação dos alunos e do pesquisador. Fundamentado no levantamento bibliográfico e estudos realizados, da elaboração e implementação da sequência na escola e dos relatos da pesquisa, foram observados os aspectos negativos e assertivos dessa vivência. Como resultado final da observação, foi desenvolvida uma nova proposta de sequência, adequando os aspectos conforme a necessidade real e concreta da situação. Por fim, conclui-se que o resultado de um ensino organizado adequadamente para fins de aprendizagem do conhecimento, constitui na apropriação do saber objetivo produzido no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia; Identidade Cultural; Organização de Ensino; Teoria Histórico-Cultural; Sequência didática.pt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO AS PEDAGOGIAS CRÍTICAS: QUESTÃO DA FOME E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologia em Rede Nacionalpt_BR
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