Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FRASSON-COSTA, Priscila Caroza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-04T13:22:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-04T13:22:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | NA NATUREZA NA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA: E NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR? | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742701 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA) é um assunto cada vez mais relevante na sociedade atual. Porém, discutir questões relacionadas a esse contexto merecem atenção em sua abordagem, por se tratar de um tema amplo, que abarca questões sociais, politicas e econômicas. Destarte, acredita-se que o ambiente escolar seja o local ideal para emergir discussões a respeito da EA, com conexões da realidade vivenciada na comunidade escolar, a fim de construir uma educação transformadora justa igualitária (Reigota, 2016). Nessa temática, é fundamental que as escolas promovam ações que estimulem à reflexão e sensibilização dos alunos sobre a temática ambiental. É importante destacar que a EA no ambiente escolar, em comum acordo com as leis que regem o ensino brasileiro e a educação paranaense, é considerada um tema transversal, ou seja, deve estar presente em todas as disciplinas e etapas da educação básica (Brasil, 2018; Paraná, 2021). Assim, é possível formar cidadãos críticos, capazes de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro sustentável. Nessa perspectiva, buscamos um assunto da EA evidenciado como uma problemática no ambiente escolar, devido à oferta das refeições diárias aos estudantes que produz uma quantidade considerável de resíduos sólidos orgânicos. A gestão de resíduos sólidos, por sua vez, é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental. Isso inclui desde a coleta seletiva até o tratamento e disposição final do lixo, para minimizar os impactos negativos no meio ambiente e garantir a saúde e o bem-estar da população. É importante lembrar que a gestão de resíduos sólidos é um desafio global, que todos devemos fazer a nossa parte para contribuir para um futuro sustentável (Brasil, 2010; Zago; Barros, 2019)." A sustentabilidade é um dos principais pilares da EA, e se refere à capacidade de se manter um certo nível de qualidade de vida sem comprometer o meio ambiente e os recursos naturais (laquinto, 2018). Do exposto acima, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica com alunos do Ensino Fundamental - Anos finais, a partir do questionamento principal: Em quais aspectos uma Sequência de Atividades sobre Educação Ambiental respaldada nos Três Momentos Pedagógicos contribui para o ensino e aprendizagem sobre descarte de Resíduos Sólidos gerados pela alimentação escolar, num Colégio Estadual do Norte do Paraná, em turmas do 8 ° e 9° ano do Ensino Fundamental- Anos Finais O objetivo desta intervenção pedagógica foi problematizar o destino dado aos resíduos orgânicos da merenda escolar e sensibilizar os alunos da importância do reaproveitamento destes resíduos em formas alternativas e colaborar para a construção de uma sociedade critica, justa e sustentável Nessa proposta foi apresentado problema em questão a fim de instigar o aluno a reflexão de suas atitudes e comportamentos, concomitante, às questões e aproveitamento de alimentos, foram nutricionais, alimentares, desperdício desenvolvidas numa ponte entre a EA e o Ensino de Ciências que visa o conhecimento cientifico para a formação de cidadãos criticos e emancipados. O material completo desta pesquisa, com a análise e os resultados obtidos a partir da Sequência de Atividades desenvolvida pela metodologia dos Três Momentos Pedagógicos detalhadas nesta Produção Técnico-Educacional, podem ser apreciados em: htps://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes. Nas seções seguintes do referido material, abordamos uma síntese das fundamentações teóricas que embasaram esta Produção Técnico-Educacional e a Sequência de Atividades na integra. Boa leitura a todos! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 53.269 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental; Emancipação; Resíduos Sólidos; Sustentabilidade. | pt_BR |
Título: dc.title | NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE,TUDO SE TRANSFORMA : E NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANA PAULA VIEIRA.pdf | 53,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742701/2/ANA PAULA VIEIRA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons