NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE,TUDO SE TRANSFORMA : E NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ?

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorFRASSON-COSTA, Priscila Caroza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T13:22:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T13:22:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
identificador: dc.identifier.otherNA NATUREZA NA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA: E NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742701-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) é um assunto cada vez mais relevante na sociedade atual. Porém, discutir questões relacionadas a esse contexto merecem atenção em sua abordagem, por se tratar de um tema amplo, que abarca questões sociais, politicas e econômicas. Destarte, acredita-se que o ambiente escolar seja o local ideal para emergir discussões a respeito da EA, com conexões da realidade vivenciada na comunidade escolar, a fim de construir uma educação transformadora justa igualitária (Reigota, 2016). Nessa temática, é fundamental que as escolas promovam ações que estimulem à reflexão e sensibilização dos alunos sobre a temática ambiental. É importante destacar que a EA no ambiente escolar, em comum acordo com as leis que regem o ensino brasileiro e a educação paranaense, é considerada um tema transversal, ou seja, deve estar presente em todas as disciplinas e etapas da educação básica (Brasil, 2018; Paraná, 2021). Assim, é possível formar cidadãos críticos, capazes de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro sustentável. Nessa perspectiva, buscamos um assunto da EA evidenciado como uma problemática no ambiente escolar, devido à oferta das refeições diárias aos estudantes que produz uma quantidade considerável de resíduos sólidos orgânicos. A gestão de resíduos sólidos, por sua vez, é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental. Isso inclui desde a coleta seletiva até o tratamento e disposição final do lixo, para minimizar os impactos negativos no meio ambiente e garantir a saúde e o bem-estar da população. É importante lembrar que a gestão de resíduos sólidos é um desafio global, que todos devemos fazer a nossa parte para contribuir para um futuro sustentável (Brasil, 2010; Zago; Barros, 2019)." A sustentabilidade é um dos principais pilares da EA, e se refere à capacidade de se manter um certo nível de qualidade de vida sem comprometer o meio ambiente e os recursos naturais (laquinto, 2018). Do exposto acima, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica com alunos do Ensino Fundamental - Anos finais, a partir do questionamento principal: Em quais aspectos uma Sequência de Atividades sobre Educação Ambiental respaldada nos Três Momentos Pedagógicos contribui para o ensino e aprendizagem sobre descarte de Resíduos Sólidos gerados pela alimentação escolar, num Colégio Estadual do Norte do Paraná, em turmas do 8 ° e 9° ano do Ensino Fundamental- Anos Finais O objetivo desta intervenção pedagógica foi problematizar o destino dado aos resíduos orgânicos da merenda escolar e sensibilizar os alunos da importância do reaproveitamento destes resíduos em formas alternativas e colaborar para a construção de uma sociedade critica, justa e sustentável Nessa proposta foi apresentado problema em questão a fim de instigar o aluno a reflexão de suas atitudes e comportamentos, concomitante, às questões e aproveitamento de alimentos, foram nutricionais, alimentares, desperdício desenvolvidas numa ponte entre a EA e o Ensino de Ciências que visa o conhecimento cientifico para a formação de cidadãos criticos e emancipados. O material completo desta pesquisa, com a análise e os resultados obtidos a partir da Sequência de Atividades desenvolvida pela metodologia dos Três Momentos Pedagógicos detalhadas nesta Produção Técnico-Educacional, podem ser apreciados em: htps://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes. Nas seções seguintes do referido material, abordamos uma síntese das fundamentações teóricas que embasaram esta Produção Técnico-Educacional e a Sequência de Atividades na integra. Boa leitura a todos!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent53.269 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental; Emancipação; Resíduos Sólidos; Sustentabilidade.pt_BR
Título: dc.titleNA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE,TUDO SE TRANSFORMA : E NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Mestradopt_BR
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