Intervenção pedagógica frente à nova reforma do ensino médio no estado de São Paulo ocorrida a partir de 2021

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCamilla Maysa Caires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T18:35:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T18:35:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
identificador: dc.identifier.otherboaretto_cmc_me_mar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742688-
Resumo: dc.description.abstractO currículo do estado de São Paulo no ano de 2021 passou por uma reforma no ensino médio que estava prevista e formulada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta reforma tem em discurso tornar a escola mais atrativa, flexível, com uma formação direcionada para o protagonismo dos alunos. Nesta nova reforma do ensino médio, encontramos uma mudança na estrutura curricular que é direcionada a flexibilização do currículo via os itinerários formativos/ aprofundamentos curriculares. Os alunos escolhem no primeiro ano do ensino médio qual itinerário/aprofundamento irá cursar segundo o seu projeto de vida, afinal, uma das promessas do itinerário é a de direcionar o aluno para sua profissão e mercado de trabalho (BNCC, 2018). Além dessa reforma do ensino médio, conto com a minha formação no mestrado profissional PROFISSIOUNESP-MARÍLIA. Com as leituras propostas em minha pós-graduação, realizei uma intervenção pedagógica no material proposto para a disciplina do aprofundamento curricular: Cultura e movimento: Diferentes formas de narrar a experiência humana, especificamente na unidade curricular I- Ressignificando o povo brasileiro. Essa intervenção está relacionada com a metodologia de Paulo Freire. Para Paulo (1996), a pós-graduação é fundamental para codificação, criação, afirmação e negação que constituem os “conteúdos obrigatórios à organização programática e o desenvolvimento da formação docente"(FREIRE, 1996, p. 07). “Fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando” (FREIRE, 1996, p. 07). Desse modo, partindo da minha autonomia docente de tornar o material oficial do estado de São Paulo como apoio, procurei estruturar e modificar algumas atividades a fim de tentar constituir uma educação na abordagem freiriana, pautada no diálogo e na relação horizontal com os alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino médio, itinerários formativos, diferentes abordagens de ensino, abordagem freiriana, intervenção pedagógica.pt_BR
Título: dc.titleIntervenção pedagógica frente à nova reforma do ensino médio no estado de São Paulo ocorrida a partir de 2021pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologia em Rede Nacionalpt_BR
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