OS GRITOS NA ESCOLA PÚBLICA: UMA BREVE ANÁLISE EM ESCOLAS MARILIENSES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilvio Silvério Feitosa de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T16:29:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T16:29:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
identificador: dc.identifier.otherfreitas_ssf_me_mar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742685-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo compreender como os discentes e docentes de sociologia (e demais funcionários da escola) lidam com o grito dentro da escola pública, sendo este um fenômeno que faz parte da cultura escolar, se mostrando um tipo de violência escolar. Foi adotada a metodologia de pesquisa participativa de abordagem etnográfica e observação participante. As hipóteses levantadas são, do grito ser algo que faz parte da cultura escolar, e os docentes de sociologia não estão desnaturalizando e nem criando estratégias para lidar com esse fenômeno. Para teste estudo foi adotada a pesquisa participativa, de abordagem do tipo etnográfica, onde se colhe dados de ações, significados e relatos orais para conseguir gerar uma interpretação à luz de diversos autores e correntes teóricas sobre este fenômeno. Até o presente momento o grito foi pouco abordado pela academia, sendo, em geral, de áreas como psicologia, filosofia, fonoaudiologia e jornalismo, onde estes focam por um ponto de vista ensaístico, carecendo de pesquisa bibliográfica e de campo mais detalhadas. Após a análise e teorização dos dados, pode se concluir que os docentes abordados para esta pesquisa ainda apresentam dificuldades em criar estratégias para lidar com o grito em sala de aula, bem como não fazem a desnaturalização e estranhamento deste. Também é possível concluir que o grito tem relações com o autoritarismo, bem como compreender que tal faz parte da cultura das práticas escolares, aprendido no cotidiano por meio da observação, memórias e diálogo entre os pares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent454KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura escolar; Ensino de sociologia; Grito; Violência escolar.pt_BR
Título: dc.titleOS GRITOS NA ESCOLA PÚBLICA: UMA BREVE ANÁLISE EM ESCOLAS MARILIENSESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologia em Rede Nacionalpt_BR
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