E-ARTE: OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ABORDAGEM CTSA PARA ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Ana Emanuelle Utida-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Priscila Caroza Frasson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T13:57:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T13:57:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
identificador: dc.identifier.otherOFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ABORDAGEM CTSA PARA ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742683-
Resumo: dc.description.abstractEste Roteiro de Oficinas é parte do Produto Educacional desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, somando-se à Dissertação intitulada “Oficinas de Educação Ambiental e as Linguagens Artísticas: Uma Proposta De Ensino De Educação Ambiental com abordagem CTSA para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino.Ele traz uma proposta didática sobre Educação Ambiental Emancipatória, com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente(CTSA) por meio da arte e suas linguagens, visando o trabalho com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Tal proposta foi implementada em uma escola municipal do Norte do Paraná, organizada em cinco oficinas/encontros, realizados uma vez por semana, com duração de quatro horas cada. Os temas abordados foram escolhidos por meio do que observamos em sala de aula e das indicações que recebemos da comunidade escolar, privilegiando o foco em questões socioambientais presentes no cotidiano dos estudantes.Assim, contemplamos as seguintes temáticas: Conhecer o ambiente em que se vive; Separação de resíduos sólidos e coleta seletiva feita pelo moradores do município de Santa Amélia - Paraná; Mudanças climáticas e os efeitos na agricultura, que é base econômica do município; Preservação do Rio Laranjinha (Santa Amélia – Paraná); e Patrimônio cultural indígena.A partir dessa definição, realizamos o levantamento dos conteúdos disponíveis no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP),condizentes com o ensino de Ciências e Arte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de promover entre os estudantes a Educação Ambiental Emancipatória com enfoque na CTSA, de maneira ativa, reflexiva,argumentativa, criativa e transformadora.Dessa maneira, as atividades de Ciências são sistematizadas e vivenciadas por meio das linguagens artísticas, com uma organização metodológica baseada na Proposta Triangular de Ensino da Arte. Tal abordagem favorece a ampliação de fronteiras culturais e interdisciplinares, por meio de três Querido(a) professor(a)! eixos estruturantes: apreciar, contextualizar e produzir. Esses eixos se interrelacionam e são transitivos, sem uma ordenação específica.Já as linguagens artísticas que intermedeiam as oficinas são: artes visuais, música, artes cênicas e dança. Depois de defini-las, recorremos novamente ao CREP para um levantamento dos conteúdos de Arte capazes dese acomodar em nossa proposta e auxiliar na abordagem das temáticas socioambientais das oficinas.Vale destacar que consideramos o CREP para estabelecer os conteúdos das oficinas por termos implementado a proposta em uma escola paranaense. Todavia, salientamos que o referido documento foi construído com base nas orientações normativas nacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Além disso, todas as atividades aqui dispostas podem ser adaptadas de acordo com a sua realidade local e com a etapa de formação dos seus alunos.Enfim, para melhor organização do Produto, o dividimos em dois momentos: no primeiro momento, disponibilizamos um arcabouço teórico referente à Educação Ambiental Emancipatória, à CTSA e aos componentes Curriculares de Ciências e Arte. Também descrevemos a estratégia metodológica para a estruturação do Roteiro. Este, por sua vez, é apresentado no segundo momento,com detalhamento das atividades que foram desenvolvidas ao longo das cinco oficinas.Esperamos que nossa proposta possa inspirar professores no grande desafio de promover a Educação Ambiental Emancipatória nos primeiros anos de escolarização, e contribuir para a formação de estudantes/cidadãos críticos,comprometidos e sensibilizados com as questões socioambientais.Também esperamos que, neste percurso, a Arte seja uma fiel companheira para tornar o processo de ensino potente, afetivo, dinâmico e criativo. Isso porque, sem criatividade, não podemos ser refazedores do mundo, como propõe Paulo Freire:“Nós, mulheres e homens, nos tornamos seres refazedores, reconstrutores do mundo que não fizemos. E não há reconstrução sem criatividade. No fundo, a criatividade tem que ver com a remodelação do mundo”. -
Tamanho: dc.format.extent501.346 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Emancipatória. Crítica. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Linguagens Artísticas. Proposta Triangular.-
Título: dc.titleE-ARTE: OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ABORDAGEM CTSA PARA ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Mestrado-
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