Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Ana Emanuelle Utida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Priscila Caroza Frasson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-04T13:57:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-04T13:57:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ABORDAGEM CTSA PARA ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742683 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Roteiro de Oficinas é parte do Produto Educacional desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, somando-se à Dissertação intitulada “Oficinas de Educação Ambiental e as Linguagens Artísticas: Uma Proposta De Ensino De Educação Ambiental com abordagem CTSA para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino.Ele traz uma proposta didática sobre Educação Ambiental Emancipatória, com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente(CTSA) por meio da arte e suas linguagens, visando o trabalho com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Tal proposta foi implementada em uma escola municipal do Norte do Paraná, organizada em cinco oficinas/encontros, realizados uma vez por semana, com duração de quatro horas cada. Os temas abordados foram escolhidos por meio do que observamos em sala de aula e das indicações que recebemos da comunidade escolar, privilegiando o foco em questões socioambientais presentes no cotidiano dos estudantes.Assim, contemplamos as seguintes temáticas: Conhecer o ambiente em que se vive; Separação de resíduos sólidos e coleta seletiva feita pelo moradores do município de Santa Amélia - Paraná; Mudanças climáticas e os efeitos na agricultura, que é base econômica do município; Preservação do Rio Laranjinha (Santa Amélia – Paraná); e Patrimônio cultural indígena.A partir dessa definição, realizamos o levantamento dos conteúdos disponíveis no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP),condizentes com o ensino de Ciências e Arte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de promover entre os estudantes a Educação Ambiental Emancipatória com enfoque na CTSA, de maneira ativa, reflexiva,argumentativa, criativa e transformadora.Dessa maneira, as atividades de Ciências são sistematizadas e vivenciadas por meio das linguagens artísticas, com uma organização metodológica baseada na Proposta Triangular de Ensino da Arte. Tal abordagem favorece a ampliação de fronteiras culturais e interdisciplinares, por meio de três Querido(a) professor(a)! eixos estruturantes: apreciar, contextualizar e produzir. Esses eixos se interrelacionam e são transitivos, sem uma ordenação específica.Já as linguagens artísticas que intermedeiam as oficinas são: artes visuais, música, artes cênicas e dança. Depois de defini-las, recorremos novamente ao CREP para um levantamento dos conteúdos de Arte capazes dese acomodar em nossa proposta e auxiliar na abordagem das temáticas socioambientais das oficinas.Vale destacar que consideramos o CREP para estabelecer os conteúdos das oficinas por termos implementado a proposta em uma escola paranaense. Todavia, salientamos que o referido documento foi construído com base nas orientações normativas nacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Além disso, todas as atividades aqui dispostas podem ser adaptadas de acordo com a sua realidade local e com a etapa de formação dos seus alunos.Enfim, para melhor organização do Produto, o dividimos em dois momentos: no primeiro momento, disponibilizamos um arcabouço teórico referente à Educação Ambiental Emancipatória, à CTSA e aos componentes Curriculares de Ciências e Arte. Também descrevemos a estratégia metodológica para a estruturação do Roteiro. Este, por sua vez, é apresentado no segundo momento,com detalhamento das atividades que foram desenvolvidas ao longo das cinco oficinas.Esperamos que nossa proposta possa inspirar professores no grande desafio de promover a Educação Ambiental Emancipatória nos primeiros anos de escolarização, e contribuir para a formação de estudantes/cidadãos críticos,comprometidos e sensibilizados com as questões socioambientais.Também esperamos que, neste percurso, a Arte seja uma fiel companheira para tornar o processo de ensino potente, afetivo, dinâmico e criativo. Isso porque, sem criatividade, não podemos ser refazedores do mundo, como propõe Paulo Freire:“Nós, mulheres e homens, nos tornamos seres refazedores, reconstrutores do mundo que não fizemos. E não há reconstrução sem criatividade. No fundo, a criatividade tem que ver com a remodelação do mundo”. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 501.346 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Emancipatória. Crítica. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Linguagens Artísticas. Proposta Triangular. | - |
Título: dc.title | E-ARTE: OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ABORDAGEM CTSA PARA ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANA EMANUELE UTIDA DE MIRANDA.pdf | 501,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742683/2/ANA EMANUELE UTIDA DE MIRANDA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons