1964 FOI ONTEM! O ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) ATRAVÉS DE MEMES: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, GRACIENE DE ÁVILA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-01T21:53:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-01T21:53:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742654-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar as possibilidades de ensino e de aprendizagem da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985) a partir da produção de uma sequência didática através do uso de memes. De forma mais específica, objetivou-se pesquisar de que modo o uso desse recurso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento de saberes fundamentais da ciência histórica e formação dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Esta pesquisa está fundamentada no referencial teórico e metodológico da Educação Histórica e da teoria da consciência histórica. O processo utilizado para a obtenção de dados se deu através dos registros do diário de bordo, buscando entender quais as interações dos estudantes com a contextualização do tema, a pesquisa em diferentes fontes e a experiência de análise de diversos recursos. O método utilizado foi o da Análise Textual Discursiva. A partir da análise dos diários de bordo, buscou-se entender como ocorre o processo de formação e produção de narrativas históricas pelos estudantes. Ao lançar mão de diferentes recursos e investigações a partir do conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira, espera-se contribuir na formação dos estudantes para o desenvolvimento da consciência histórica e com o debate acerca do tema na escola e na comunidade. Buscou-se compreender de que modo os estudantes aprendem a partir da pesquisa e da utilização desses recursos, e como formularam essa aprendizagem com a produção de memes. Observa-se os significados que os estudantes podem elaborar através da conexão passado e presente, repressão e resistência, Democracia e Direitos Humanos, em diferentes contextos da História Recente do Brasil. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação da sequência didática, seguida da observação e análise de conteúdo obtido através do registro nos diários de bordo dos estudantes com faixa etária acima de 18 anos do terceiro ano do curso de Agropecuária do Instituto Federal Baiano Campus Catu.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent845KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemespt_BR
Título: dc.title1964 FOI ONTEM! O ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) ATRAVÉS DE MEMES: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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