
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, MARCIO SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-01T21:36:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-01T21:36:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742652 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa o hibridismo e suas implicações na Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Teoria Ator-Rede. Para tanto, lançaram-se quatro objetivos específicos: a) Analisar como o conceito de hibridismo tem sido aplicado em diferentes áreas, considerando suas implicações na cibercultura e na educação; b) Investigar como o hibridismo, à luz da Teoria Ator-Rede, pode influenciar a Educação Profissional e Tecnológica; c) Evidenciar as relações híbridas entre os actantes na rede da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, utilizando a Teoria Ator-Rede como referência; d) Elaborar uma proposta de minicurso que contemple a Teoria Ator-Rede no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para a consecução dos objetivos, apresentam-se três artigos e um produto educacional. O primeiro artigo, intitulado “Hibridismo, Cibercultura e Educação”, analisa, à luz de uma revisão literária, o conceito de hibridismo em diversas áreas e, consequentemente, suas implicações na cibercultura e educação. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos. Por sua vez, o segundo artigo, “A Educação Profissional e Tecnológica em tempos de hibridismo”, analisa, sob uma revisão literária, como o hibridismo, à luz da Teoria Ator-Rede, pode influenciar a Educação Profissional e Tecnológica. A opção metodológica empregada é a qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais. O terceiro e último artigo, “A Rede Educacional na Lei de Diretrizes e Bases da Educação: seguindo os rastros dos atores-rede” evidenciou as relações híbridas entre atores humanos e não-humanos, utilizando a Teoria Ator-Rede como referência. O foco dessa análise foi identificar os atores e suas conexões híbridas na formação da Rede. Para atingir esse objetivo, o estudo utiliza pesquisa bibliográfica e uma análise documental qualitativa inspirada na teoria destacada e nas lentes de observação da Cartografia de Controvérsias. Os resultados mostram que o hibridismo é um conceito bastante difundido em diversas áreas. No entanto, na Educação, ainda é tratado de forma incipiente, especialmente o apresentado pela Teoria Ator-Rede. Outros resultados relevantes constatados é que o hibridismo da Teoria Ator-Rede, a partir das relações entre os atores, pode influenciar e ser influenciado pela Educação Profissional e Tecnológica, além de possibilitar a construção da Rede Educacional na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O produto educacional resultante da pesquisa desenvolvida pretende difundir a concepção de hibridismo da Teoria Ator-Rede no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.7MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Hibridismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria Ator-rede | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Título: dc.title | HIBRIDISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Márcio Rodrigues - Versão final.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742652/2/Dissertação Márcio Rodrigues - Versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons