HIBRIDISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, MARCIO SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-01T21:36:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-01T21:36:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742652-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o hibridismo e suas implicações na Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Teoria Ator-Rede. Para tanto, lançaram-se quatro objetivos específicos: a) Analisar como o conceito de hibridismo tem sido aplicado em diferentes áreas, considerando suas implicações na cibercultura e na educação; b) Investigar como o hibridismo, à luz da Teoria Ator-Rede, pode influenciar a Educação Profissional e Tecnológica; c) Evidenciar as relações híbridas entre os actantes na rede da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, utilizando a Teoria Ator-Rede como referência; d) Elaborar uma proposta de minicurso que contemple a Teoria Ator-Rede no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para a consecução dos objetivos, apresentam-se três artigos e um produto educacional. O primeiro artigo, intitulado “Hibridismo, Cibercultura e Educação”, analisa, à luz de uma revisão literária, o conceito de hibridismo em diversas áreas e, consequentemente, suas implicações na cibercultura e educação. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos. Por sua vez, o segundo artigo, “A Educação Profissional e Tecnológica em tempos de hibridismo”, analisa, sob uma revisão literária, como o hibridismo, à luz da Teoria Ator-Rede, pode influenciar a Educação Profissional e Tecnológica. A opção metodológica empregada é a qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais. O terceiro e último artigo, “A Rede Educacional na Lei de Diretrizes e Bases da Educação: seguindo os rastros dos atores-rede” evidenciou as relações híbridas entre atores humanos e não-humanos, utilizando a Teoria Ator-Rede como referência. O foco dessa análise foi identificar os atores e suas conexões híbridas na formação da Rede. Para atingir esse objetivo, o estudo utiliza pesquisa bibliográfica e uma análise documental qualitativa inspirada na teoria destacada e nas lentes de observação da Cartografia de Controvérsias. Os resultados mostram que o hibridismo é um conceito bastante difundido em diversas áreas. No entanto, na Educação, ainda é tratado de forma incipiente, especialmente o apresentado pela Teoria Ator-Rede. Outros resultados relevantes constatados é que o hibridismo da Teoria Ator-Rede, a partir das relações entre os atores, pode influenciar e ser influenciado pela Educação Profissional e Tecnológica, além de possibilitar a construção da Rede Educacional na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O produto educacional resultante da pesquisa desenvolvida pretende difundir a concepção de hibridismo da Teoria Ator-Rede no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectHibridismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Ator-redept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleHIBRIDISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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