Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Thays da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-29T15:33:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-29T15:33:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertacao thays da silva.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742605 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação aborda as relações entre música e ensino de História a partir das composições da banda de hardcore Dead Fish. Foram selecionadas nove músicas como fontes para a realização dessa pesquisa, que busca evidenciar de que maneiras as músicas da banda podem ser utilizadas para instrumentalizar professores de História da Educação Básica. A seleção das fontes foi feita com base na relação de suas letras com os conteúdos dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História do nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa aponta para a relevância da utilização de músicas como fontes para o ensino de História, evidenciando as origens dos movimentos punk e hardcore no exterior e no Brasil. Tal evidência reside na abordagem que considera não somente as letras das músicas ao utilizá-las como ferramentas de ensino e aprendizagem, mas também os aspectos musicais que as compõem, de forma a compreender os contextos históricos e políticos nos quais elas surgiram. A partir dessas reflexões, foi criado um produto didático que visa propor aos professores a utilização das músicas do Dead Fish nas aulas de História, levando em consideração seus aspectos musicais e suas letras, cujos temas centrais consistem nas interpretações da banda sobre acontecimentos históricos estudados no último ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,75MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Música. Hardcore. Dead Fish. | pt_BR |
Título: dc.title | MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTAS METODOLÓGICAS A PARTIR DA BANDA DEAD FISH | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | - | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao thays da silva.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742605/2/dissertacao thays da silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons