JOGANDO, PROBLEMATIZANDO, CONSTRUINDO E INSUBORDINANDO: UMA VIVÊNCIA COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Andreia Passos-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-29T12:49:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-29T12:49:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherJogando_problematizando_construindo_insubordinando_uma_vivencia_com_a_Matematica_nos_Anos_Iniciais_do_.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742604-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional é o resultado de uma oficina de jogos e atividades lúdicas, aplicada aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II (Campus Engenho Novo I). A oficina transcorreu entre os meses de maio e setembro de 2023. A pesquisa foi realizada no Curso de Mestrado Profissional (PPGEB-CAp-UERJ), apresentando como título da dissertação “Os Jogos e a Resolução de Problemas como estratégias na/para construção de conhecimentos: incentivando (auto)Insubordinações Criativas de estudantes”. O estudo está vinculado à linha de pesquisa “Matemáticas outras que surgem em uma sala de aula que valoriza a experiência do outro”. Como consequência de uma oficina de jogos, aplicada em contexto de laboratório, foi elaborado um “caderno” de sugestões de atividades em forma de e-book, com todo o material disponibilizado durante a aplicação, tais como: cartões, tabuleiros, regras, fichas de registro e sugestões para abordagem com outros conteúdos. Objetiva-se com tal material propor um espaço em que os sujeitos sejam acolhidos, desenvolvam autonomia, criatividade, uma postura colaborativa, a partir de uma metodologia que envolva o levantamento de hipóteses e argumentações, incentivando-os a buscarem diferentes caminhos, de modo a solucionar os desafios propostos e assim construindo conhecimentos. Os resultados obtidos demonstram que tal intento foi alcançado, alavancando o desenvolvimento e a construção de saberes por parte dos sujeitos, levando-se em consideração que alguns destes estão em processo de desenvolvimento quanto à uma postura mais autônoma, criativa e colaborativa. Almeja-se que a partir de tal material, outras ideias possam ser pensadas e implementadas em sala de aula, visando estimular a criação de espaços mais criativos e potentes na formação de sujeitos críticos e conscientes de seu papel social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
Título: dc.titleJOGANDO, PROBLEMATIZANDO, CONSTRUINDO E INSUBORDINANDO: UMA VIVÊNCIA COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons