Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Andreia Passos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-29T12:49:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-29T12:49:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogando_problematizando_construindo_insubordinando_uma_vivencia_com_a_Matematica_nos_Anos_Iniciais_do_.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742604 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional é o resultado de uma oficina de jogos e atividades lúdicas, aplicada aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II (Campus Engenho Novo I). A oficina transcorreu entre os meses de maio e setembro de 2023. A pesquisa foi realizada no Curso de Mestrado Profissional (PPGEB-CAp-UERJ), apresentando como título da dissertação “Os Jogos e a Resolução de Problemas como estratégias na/para construção de conhecimentos: incentivando (auto)Insubordinações Criativas de estudantes”. O estudo está vinculado à linha de pesquisa “Matemáticas outras que surgem em uma sala de aula que valoriza a experiência do outro”. Como consequência de uma oficina de jogos, aplicada em contexto de laboratório, foi elaborado um “caderno” de sugestões de atividades em forma de e-book, com todo o material disponibilizado durante a aplicação, tais como: cartões, tabuleiros, regras, fichas de registro e sugestões para abordagem com outros conteúdos. Objetiva-se com tal material propor um espaço em que os sujeitos sejam acolhidos, desenvolvam autonomia, criatividade, uma postura colaborativa, a partir de uma metodologia que envolva o levantamento de hipóteses e argumentações, incentivando-os a buscarem diferentes caminhos, de modo a solucionar os desafios propostos e assim construindo conhecimentos. Os resultados obtidos demonstram que tal intento foi alcançado, alavancando o desenvolvimento e a construção de saberes por parte dos sujeitos, levando-se em consideração que alguns destes estão em processo de desenvolvimento quanto à uma postura mais autônoma, criativa e colaborativa. Almeja-se que a partir de tal material, outras ideias possam ser pensadas e implementadas em sala de aula, visando estimular a criação de espaços mais criativos e potentes na formação de sujeitos críticos e conscientes de seu papel social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
Título: dc.title | JOGANDO, PROBLEMATIZANDO, CONSTRUINDO E INSUBORDINANDO: UMA VIVÊNCIA COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons