
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | GAMBOA, LORENA VIRISSIMO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-28T07:18:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-28T07:18:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742557 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This research aims to analyze the schooling of women incarcerated in Rio de Janeiro prisons, studying the profile of inmates and observing the availability of places for basic and technical-vocational education, where the courses offered to them are always related to the area of care and beauty, defining gender roles. With this, the memory of the Christian and moralistic education taught by the nuns of `` Instituto Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor`` between the 19th and 20th centuries is related to the education taught today, investigating whether there are still remnants of a sexist teaching that can hinder development educational and professional status of prisoners and also erase their subjectivity, understanding that the schooling process must be a means of social transformation, resistance, maintenance and acquisition of rights. Therefore, to study this topic, Laws and Decrees on the emergence of female penitentiaries and schooling in these environments are examined, relating to data obtained by SISDEPEN, anchored in the concept of discipline (FOUCAULT, 1999) and the conception of liberating education (FREIRE, 2018). | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | education | pt_BR |
| Título: dc.title | THE RIGHT OF ACCESS AND PERMANENCE OF INCARCERATED WOMEN IN EDUCATIONAL ACTIVITIES WITHIN THE PRISONS OF RIO DE JANEIRO (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: