Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar, Luzia Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baldinato, José Otavio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-27T17:32:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-27T17:32:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Luzia_2023 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742541 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse material, apresentado como Produto Educacional, é parte integrante de nossa pesquisa intitulada “Desenvolvendo a argumentação no Ensino Médio a partir de questões sociocientíficas sobre o uso de drogas” desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação do Professor Doutor José Otavio Baldinato. Nosso Produto Educacional é uma proposta de curso que aborda a temática das drogas como uma Questão Sociocientífica (QSC) no ensino de ciências. Esse curso foi planejado para o Ensino Médio e testado na forma de disciplina eletiva e também como curso livre, online, com turma multisseriada, envolvendo alunas e alunos do 1º ao 3º ano. Para além do estudo conceitual sobre composição química e efeitos fisiológicos das drogas, essa proposta valoriza discussões sobre os seus efeitos sociais, considerando quadros de dependência química, desafios no tratamento para desintoxicação, acolhimento de ex-usuários na vida social e até debates sobre legislação e políticas antidrogas em âmbito local e nacional. Com isso, visamos aliar o ensino de ciências com o desenvolvimento da argumentação dos estudantes, partindo de uma temática que dialoga com a vivência de discentes e docentes no âmbito escolar. A temática das drogas é apresentada de maneira geral desde o início do curso, porém, ao longo das 16 etapas que compõem nosso plano de abordagem, o foco das discussões vai se tornando mais específico e direcionado para a controvérsia sobre o uso da substância canabidiol como princípio medicamentoso. A exploração dessa temática convida professores e estudantes a refletirem a respeito das drogas, considerando seus efeitos no organismo humano e na sociedade, bem como saberes de ciências que o indivíduo pode se aprofundar para compreender a realidade e se posicionar frente a situações do seu cotidiano que exijam conhecimentos científicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2960Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | QSC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | canabidiol | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | argumentação | pt_BR |
Título: dc.title | Efeitos Sociocientíficos das Drogas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCiMA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Luzia_2023.pdf | 2,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742541/2/Produto Educacional_Luzia_2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons