CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio-
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, Regiane Cardoso de-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim-
Autor(es): dc.contributor.authorBLANCO, Marília Bazan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-27T14:36:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-27T14:36:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
identificador: dc.identifier.otherRegiane Cardoso de Andrade - produto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742537-
Resumo: dc.description.abstractA Educação no Brasil, nas primeiras décadas do séc. XXI, passou por grandes transformações devido aos avanços na legislação. A elaboração da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015, art. 1), por exemplo, contribuiu com estes impactos, pois, é “destinada a assegurar e promover condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”. Sancionada esta lei, ocorreu um crescimento nos debates referentes a Educação Inclusiva (EI), considerando a necessidade do aprimoramento de práticas docentes: é necessário que seja priorizado o reconhecimento das potencialidades de alunos/as na busca por condições de igualdade. De modo a atender as especificidades dos alunos, este Curso propõe refletir sobre a prática docente, em relação a repensar o Ensino. A busca por estratégias, metodologias e recursos deve atender às necessidades da diversidade encontrada em sala de aula, afinal educação é um direito fundamental social (Brasil, 1988, art. 6). Assim, tanto o ensino como a aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual Leve devem acontecer de maneira eficaz, efetiva e eficiente em sala de aula. Para que isso ocorra, é preciso oportunizar a professores formações continuadas que propiciem o reconhecimento do uso de metodologias, estratégias e recursos que vão ao encontro das necessidades, portanto, alcançando diferenciadamente a alunos. Diante do apontado, delineou-se uma questão norteadora: de que modo uma formação continuada para professores sobre Teoria Aprendizagem Significativa e Deficiência Intelectual, pode contribuir para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual Leve na Rede Regular de Ensino? Neste sentido, o objetivo do PTT é propor estratégias e instrumentos facilitadores da Aprendizagem Significativa para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual Leve, na perspectiva da Educação Inclusiva. É notório que tal perspectiva proporciona benefícios, gerando socialização, autonomia, empatia e cooperação. Sendo assim, o intuito é fornecer subsídios a professores para reconhecer as abordagens e estratégias metodológicas para o ensino deste público.-
Tamanho: dc.format.extent7.686 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual Leve-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Título: dc.titleCURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestrado-
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