Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Regiane Cardoso de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BLANCO, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-27T14:36:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-27T14:36:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Regiane Cardoso de Andrade - produto | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação no Brasil, nas primeiras décadas do séc. XXI, passou por grandes transformações devido aos avanços na legislação. A elaboração da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015, art. 1), por exemplo, contribuiu com estes impactos, pois, é “destinada a assegurar e promover condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”. Sancionada esta lei, ocorreu um crescimento nos debates referentes a Educação Inclusiva (EI), considerando a necessidade do aprimoramento de práticas docentes: é necessário que seja priorizado o reconhecimento das potencialidades de alunos/as na busca por condições de igualdade. De modo a atender as especificidades dos alunos, este Curso propõe refletir sobre a prática docente, em relação a repensar o Ensino. A busca por estratégias, metodologias e recursos deve atender às necessidades da diversidade encontrada em sala de aula, afinal educação é um direito fundamental social (Brasil, 1988, art. 6). Assim, tanto o ensino como a aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual Leve devem acontecer de maneira eficaz, efetiva e eficiente em sala de aula. Para que isso ocorra, é preciso oportunizar a professores formações continuadas que propiciem o reconhecimento do uso de metodologias, estratégias e recursos que vão ao encontro das necessidades, portanto, alcançando diferenciadamente a alunos. Diante do apontado, delineou-se uma questão norteadora: de que modo uma formação continuada para professores sobre Teoria Aprendizagem Significativa e Deficiência Intelectual, pode contribuir para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual Leve na Rede Regular de Ensino? Neste sentido, o objetivo do PTT é propor estratégias e instrumentos facilitadores da Aprendizagem Significativa para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual Leve, na perspectiva da Educação Inclusiva. É notório que tal perspectiva proporciona benefícios, gerando socialização, autonomia, empatia e cooperação. Sendo assim, o intuito é fornecer subsídios a professores para reconhecer as abordagens e estratégias metodológicas para o ensino deste público. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7.686 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual Leve | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
Título: dc.title | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Regiane Cardoso de Andrade - produto.pdf | 7,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742537/4/Regiane Cardoso de Andrade - produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons