
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PRIETO, MANUEL ALEJANDRO MARTÍNEZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-29T01:32:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-29T01:32:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742531 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El concepto de biodiversidad es la derivación de procesos ecológicos, tales como la competencia, selección natural y especiación, por lo tanto dentro de la educación se reconocen como fundamentales dentro de la enseñanza de la biología, constituyéndose como un elemento interdisciplinar, es por ello que, en este trabajo, se integra a la etnobotánica con el propósito de aplicarse como estrategia para la enseñanza de la biodiversidad, logrando constituirse como una herramienta eficaz en el reconocimiento de conceptos botánicos y de saberes populares en esta comunidad. El estudio se realizó en el barrio Puerta Roja, se aplicaron entrevistas semiestructuradas a 30 estudiantes de la comunidad, transmitiendo sus conocimientos sobre especies vegetales medicinales. Mediante un enfoque mixto, se logró registrar 16 plantas medicinales, comprendidas en 14 familias donde se destaca la familia Lamiaceae Rutaceae y Fabaceae mostrando una alta diversidad en cuanto a la vegetación presente en esta zona rural. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicinal ethnobotany | pt_BR |
| Título: dc.title | Medicinal ethnobotany as a strategy for teaching biodiversity in the Puerta Roja Sincelejo-Sucre neighborhood (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| la-etnobotanica-medicinal-como-estr.pdf | 779,51 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742531/1/la-etnobotanica-medicinal-como-estr.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: