Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFSC - Florianópolis | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Schneider, Alexsandro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Maria Inez Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sacht, Leonardo Koller | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-28T15:26:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-28T15:26:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Apostila_Alexsandro.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse material tem como proposta ser uma apostila para ser utilizada em sala de aula, a princípio em turmas de 5º e 6º anos, para desenvolver esses conceitos no período de transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II. Apesar da presença de problemas nas séries anteriores, a formalização do processo empregado neste trabalho remete a uma certa maturidade do estudante. Assim, alunos a partir do 4º ano estão iniciando na participação da OBMEP, com a aplicação do nível A, e no 5º ano após terem esse contato já estão mais familizarizados com a OBMEP. A aplicação desta apostila em turmas de 4º ano, caso o(a) professor(a) assim deseje, pode ser feita mesmo que de forma introdutória, mesmo não sendo o objetivo inicial desta produção. Mas a partir do 5º e 6º ano, além dessa familiarização com a OBMEP, os estudantes tem mais contato com os assuntos escolhidos para serem trabalhados nessa apostila, por esses motivos indico esse como o público alvo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Polya | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Polya e a teoria da resolução de problemas aplicados à educação matemática nos ensinos fundamental e médio: Caderno do Professor e caderno do aluno | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profmat | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Apostila_Alexsandro.pdf | 30.71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742525/2/Apostila_Alexsandro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons